O presidente do Departamento Científico de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Mario Hirschheimeir, representará a instituição na 52ª Assembleia Geral da Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil, sigla em inglês). O evento acontecerá entre os dias 2 e 6 de novembro, no Acampamento Terra do Saber, em Mogi das Cruzes (SP). O objetivo é promover debates entre os alunos de graduação sobre as áreas de saúde pública, educação médica, saúde sexual, direitos humanos e paz.
Na quinta-feira (3), a partir das 15h30, o dr. Mario Hirschheimeir participará da sessão “Semiologia na vulneração infantil – abuso e negligência”, na qual serão discutidas formas de maus tratos e a falta de cuidados necessários ao bem-estar de criança e adolescências. Durante a Assembleia, também serão realizadas outras atividades com foco na capacitação profissional, fomento de pesquisas e divulgação científica. No total, segundo os organizadores do evento, são esperados cerca de 450 participantes.
CONVITE – A iniciativa de convidar um representante da SBP para participar da 52ª Assembleia Geral da IFMSA Brazil partiu graduando de medicina Marcello Ferreira Silva, diretor da Federação. “Nossa intenção é promover uma aproximação mais efetiva entre as duas entidades. A longo prazo, gostaríamos de alinhar objetivos em comum para a realização de trabalhos em parceria”, explicou ele.
A proposta surgiu durante os bastidores da gravação do seu depoimento para o projeto “SBP visita o pediatra pelo Brasil”, empreendimento que mapeou a percepção dos pediatras de diferentes regiões, idades, tipos de vínculos profissionais, entre outras características. O vídeo com a participação de Marcello foi exibido durante a abertura do 38° Congresso Brasileiro de Pediatria, em Fortaleza (CE). Na ocasião, o estudante da UFPA enfatizou seu desejo em ser pediatra e ressaltou a importância da especialidade no enfrentamento dos graves problemas sociais no País e para transformar o futuro da nossa sociedade.
SOBRE A IFMSA – Criada em 1951, a IFMSA é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com atuação em mais de 120 países. No Brasil, a Federação está presente em 111 escolas médicas. As suas principais áreas de atuação são a promoção da representatividade estudantil, de intercâmbios e a realização de ações sociais.
Todo trabalho é gerido de forma voluntária por estudantes de medicina. A 52ª Assembleia Geral da IFMSA Brazil é aberta a todos os graduandos de medicina do País. Para saber mais detalhes sobre o evento, acesse o link. E não perca a oportunidade!
Para proteger crianças e adolescentes, SBP defende imposto seleti...
08/09/2025 , 10:56Especialista da SBP participa de evento sobre proteção de criança...
08/09/2025 , 10:48PEDCAST SBP: "Uso de fones de ouvido por crianças e adolescentes:...
08/09/2025 , 10:45PRN-SBP lança 2ª edição do Manual de Cuidados Pós-Reanimação Neon...
05/09/2025 , 11:45Alívio da dor na doença falciforme é discutido em webinar da SBP
05/09/2025 , 11:44Cine TDAH reúne pediatras em formato inovador de atualização cien...
05/09/2025 , 11:25