5ª aula à distância da SBP aborda a avaliação da puberdade precoce por meio de exames clínicos e complementares

A partir desta segunda-feira (05), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) disponibiliza gratuitamente aos seus associados a 5ª aula do Curso sobre Puberdade Precoce do Programa de Ensino à Distância (EAD-SBP), que conta com o patrocínio da Abbvie Brasil. A videoaula é conduzida pelo dr. Ricardo Fernando Arrais, membro do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP, que explica “como avaliar a puberdade precoce: exame clínico e exames complementares”.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À AULA (Associado, clique aqui e adquira o ticket de acesso)

No vídeo, o especialista faz uma revisão do desenvolvimento puberal normal e alterado, bem como do crescimento na puberdade. Ele ressalta a relevância da avaliação clínica, faz uma avaliação de indicação e interpretação dos exames complementares, entre outros assuntos.

“A importância da avaliação clínica está justamente em uma boa anamnese, que é o primeiro passo, sempre; detectar sinais clínicos inequívocos e ao mesmo tempo precoces ou de rápida evolução; valorizar os dados clínicos relevantes para confirmar a puberdade precoce central/periférica ou seus diagnósticos diferencias; e, eventualmente, definir exames complementares”, enumera o dr. Ricardo.

O pediatra ensina também o passo inicial para realizar a anamnese e o que deve ser observado, como realizar a antopometria (que trata da mensuração do corpo humano ou de suas partes), os exames complementares necessários para o diagnóstico da puberdade precoce, dosagens hormonais, entre outros aspectos da análise clínica.

PRIMEIRAS AULAS – O conteúdo apresentado pelo dr. Ricardo faz parte da série de oito aulas do curso sobre “Puberdade Precoce” disponibilizado gratuitamente pela atual diretoria-executiva da SBP como forma de valorizar seus associados. Para acessar todo o conteúdo, basta adquirir o curso com preço promocional ou se tornar um associado e acessar todo o curso gratuitamente, além de obter outras vantagens exclusivas oferecidas pela SBP.

A aula inaugural, conduzida pelo dr. Paulo Ferrez Collet Solberg, abordou o tema “Desenvolvimento Puberal Normal”. PARA ASSISTIR A 1ª AULA, CLIQUE AQUI. A seguinte foi ministrada pela dra. Leila Cristina, que abordou o tema “Desreguladores endócrinos e outros fatores que interferem na puberdade”. PARA ASSISTIR A 2ª AULA, CLIQUE AQUI.

Já a 3ª aula “Epidemiologia da puberdade precoce: as meninas estão menstruando mais cedo” foi ministrada pela dra. Renata Machado. PARA ASSISTIR A 3ª AULA, CLIQUE AQUI. Na 4ª aula, “Definição da etiologia da puberdade precoce”, o dr. Crésio de Aragão Dantas Alves trouxe a definição sobre o que é puberdade precoce central, periférica e mista; as causas para cada uma delas; e dá ainda algumas orientações sobre o que o pediatra deve fazer ao suspeitar ou diagnosticar uma puberdade precoce. PARA ASSISTIR A 4ª AULA, CLIQUE AQUI.

PRÓXIMAS AULAS – As palestras seguintes que farão parte da remessa gratuita terão as datas de publicação definidas e divulgadas antecipadamente no site da SBP. Confira o cronograma de temas que serão abordados pelos integrantes do DC de Endocrinologia da instituição:

  • Diagnóstico diferencial da puberdade precoce, com a dra. Kassie Regina Neves Cargnin;
  • Variações da puberdade precoce: adrenarca preoce e telarca precoce, conduzida pela dra. Lena Stilianidi Garcia;
  • Quando e como tratar a puberdade precoce, apresentada pelo dr. Raphael Del Roio Liberatore Júnior.

Os próximos cursos do Programa de Educação à Distância da SBP serão disponibilizados a preços promocionais com desconto aos não associados. A atual gestão da SBP tem como meta oferecer o melhor conteúdo voltado à atualização científica àqueles que contribuem para o crescimento e fortalecimento de uma rede de pediatria cada vez mais forte.