5º edição da newsletter exclusiva do JPed já está disponível para associados da SBP

Associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) já podem conferir a newsletter Reporte Semanal nº 5 do Jornal de Pediatria (JPed), periódico bimestral da entidade. Nesta edição, o 1º vice-presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, comenta o artigo original “Fast, cheap and feasible: implementation of pediatric telemedicine in a public hospital during the Covid-19 pandemic”. Em seu texto, dr. Clóvis discorreu sobre o uso da telemedicina e  a popularização desta modalidade de assistência médica durante a pandemia de covid-19.

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

No estudo, os autores descrevem a implementação de um serviço de baixo custo de telemedicina em um hospital público pediátrico no Brasil. Para isso, os especialistas analisaram os primeiros três meses desta experiência, de abril a junho de 2020.

Em seus comentários, o 1º vice-presidente da SBP pontuou que a telemedicina veio para ficar e, quando bem utilizada, é de grande valia para a agilização da assistência dos pacientes. “Haja vista sua utilização visando a lugares remotos distantes de centros médicos e à economia de deslocamentos desnecessários em grandes cidades. A ética das ações em telemedicina é a mesma das ações em situação presencial. Basta haver seriedade, transparência e responsabilidade profissional”, destacou o dr. Clóvis.

O artigo foi elaborado pelos especialistas: Rafael da Silva Giannasi Severin, Pedro Carpini de Oliveira, Thomaz Bittencourt Couto, Hany Simon Junior, Anarella Penha Meirelles de Andrade, Danilo Yamamoto Nanbu, Sylvia C.L. Farhat e Cláudio Schvartsman.

REPORTE - A SBP lançou no começo de fevereiro o projeto “Reporte Semanal”, newsletter enviada a cada semana aos membros da entidade com comentários sobre um artigo original do JPed, periódico bimestral da entidade. São escolhidos, pelo Conselho Editorial do JPed, quatro artigos de cada edição, e o envio acontece a partir de 15 dias após o lançamento de um novo número da revista.

A newsletter traz comentários, com cerca de 300 a 400 palavras, voltados ao cotidiano dos pediatras, e os artigos são selecionados considerando o interesse geral dos leitores. Ao final do material, é disponibilizado um link que direciona ao artigo completo, para aqueles interessados nos detalhes daquele estudo. Além disso, este novo projeto incentiva a participação dos membros dos departamentos científicos da SBP na elaboração dos textos comentados.