7ª Jornada de Pediatria da UNICAMP termina com integração entre estudantes, residentes e profissionais


Uma significativa e animada participação de jovens médicos e estudiosos de temáticas relacionados à saúde da criança marcou a realização da 7ª Jornada de Pediatria da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na última semana. O evento, que contou com a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, teve como objetivo a atualização dos pediatras acerca dos principais temas atuais sobre a saúde da criança e do adolescente.

Simultaneamente, aconteceu o 4º Encontro de Residentes e Ex-residentes de Pediatria e o 1º Encontro de Alunos e Ex-alunos da Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UNICAMP.  Segundo o dr. Gil Guerra Júnior - membro da SBP, professor da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e um dos palestrantes - os eventos voltados para estudantes e residentes são fundamentais. Tudo aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, no auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade, em Campinas (SP).

“Você poder conciliar num evento tanto a presença de estudantes quanto a de residentes e pós-graduandos e estimulá-los progressivamente em questões mais complexas. É importante eventos que atraiam pessoas interessadas na área, em qualquer nível que ela esteja”, afirma.

CULTURA – Além dos debates científicos, houve também a apresentação da banda da atlética da Faculdade de Medicina da UNICAMP. Dr. Gil reforça que atividades culturais como essa são de muito importantes para a formação médica. “O médico está tratando a saúde das pessoas, que não está só relacionada à saúde física, mas também ao bem-estar psíquico e emocional. Então, os aspectos culturais são de suma relevância, ainda mais quando são os alunos da graduação que as fazem”, disse.

No dia 10, a dra. Luciana Silva apresentou a conferência “Há um limite de idade para a atuação do pediatra? ”. Na ocasião, a diretora de Qualificação e Certificação Profissional da SBP, dra. Maria Marluce Vilela, também participou na mesa-redonda “Alergia alimentar e outras doenças do sistema imune”. Já no dia seguinte, a dra. Elizete Aparecida Lomazi, membro da Coordenação VIGILASUS da SBP0, debateu as questões acerca da “Microbiota/Pré e Pró-bióticos: Utilização prática”.

De acordo com o dr. Gil, os dias de atividades foram extremamente relevantes, visto que, muitos profissionais não têm a oportunidade de participar de congressos maiores, estaduais ou brasileiros, e com eventos regionais é possível levar as atualizações até eles. “Em relação àqueles que se encontram no processo de formação, como os graduandos e residentes, há a possiblidade de mostra-los a área de pediatria e suas subáreas de atuação”, conclui.