A experiência de ser um profissional de saúde na sociedade de hoje foi o assunto que norteou o mais recente episódio do PedTalks, programa online exclusivo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O episódio, transmitido na última terça-feira (20), trouxe como convidado o dr. Alfredo Simonetti, médico, psiquiatra e psicanalista, professor titular de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina São Camilo (SP). O encontro foi moderado por Carlos Linhares, psicólogo, cientista social e filósofo.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA
“A medicina sempre foi uma paixão, mas achava que não daria conta de passar no vestibular ou pagar uma faculdade. Após uma viagem à Índia, que foi uma experiência pessoal modificadora, voltei com essa questão mais bem-resolvida e entendi que precisava levar a sério esse meu desejo”, destacou o médico, ao abordar as dúvidas e os desafios que rondaram sua escolha pela medicina, após uma carreira já consolidada na psicologia.
O médico criticou a formação médica atual, segundo ele calcada em uma pedagogia pouco humanizada. "Os médicos são formados em uma pedagogia dura, que opera através da dor. Como se, para ser médico, tivéssemos que recalcar a nossa subjetividade. Na psicologia, o aluno é incentivado a falar dele mesmo; na medicina, ele tem que falar apenas do caso. Há, porém, uma contradição nesse processo, já que mesmo após essa formação espera-se que o aluno saia da faculdade como um médico humanizado”, afirmou.
Dr. Alfredo também refletiu sobre o dilema entre o que a sociedade espera dos médicos e o que eles têm, de fato, a oferecer. “Os pacientes querem que sejamos competentes, para tirarmos a sua dor e diagnosticá-los corretamente. Mas, eles também querem cuidado, atenção e escuta. As pessoas querem cura e amor, porém a pergunta que fica é: temos isso para dar? Acho essa demanda totalmente justa, mas me questiono se há um projeto profissional para que isso se concretize”, refletiu.
Durante a conversa, dr. Alfredo Simonetti falou, ainda, sobre as mudanças contemporâneas relacionados às doenças mentais e ao uso dos remédios antidepressivos; ansiedade nos pacientes pediátricos; aumento do diagnóstico em crianças de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); e a importância do diálogo nas relações amorosas.
Cosméticos na Infância: importância da leitura de rótulos como um...
10/07/2025 , 08:13PED CAST SBP: "Dia Mundial da Alergia (8 de julho) - Poluição do ...
08/07/2025 , 10:2418º CBMIP registra recorde histórico de participantes
08/07/2025 , 10:08"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45SBP apoia Congresso de Medicina Geral da AMB
04/07/2025 , 13:44Presidente da SBP destaca déficit de intensivistas pediátricos na...
04/07/2025 , 12:10