Entre os dias 14 e 16 de junho, a cidade de Teresina (PI) será palco do 2º Congresso Piauiense de Pediatria. O objetivo do evento é promover a atualização científica dos profissionais da região, estimulando a troca de conhecimento entre especialistas de diferentes gerações, por meio de mesas redondas, sessões de casos clínicos, conferências e apresentações de trabalhos científicos. O Congresso marca a retomada às atividades de grande porte destinadas à pediatria no estado, após uma lacuna de aproximadamente 30 anos.
De acordo com a presidente do evento, dra. Maria Aline Cerqueira, a grade científica está sendo elaborada com o intuito de agregar a maior variedade possível de assuntos. “Será uma oportunidade para discorrermos sobre temas atrativos e que estão na pauta do dia, como arboviroses emergentes e a influência do mundo digital sobre a saúde das crianças e adolescentes. Além disso, serão revisitados temas clássicos da puericultura, bem como outras demandas frequentes do atendimento pediátrico”, esclareceu.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O PROGRAMA PRELIMINAR
No total, cerca de 450 especialistas são aguardados pela comissão organizadora. Entre os principais assuntos do programa, destacam-se: “Imunizações no prematuro”, “Triagem neonatal - quando e como? ”, “Quando suspeitar de cardiopatia congênita”, “Indicação e interpretação de exames para o diagnóstico em doenças alérgicas”, “O adolescente e a era digital” e “TDAH - critérios diagnósticos e manejo clínico”.
Simultaneamente ao Congresso, acontecerão o I Simpósio de Perinatologia do Piauí, o I Encontro de Ligas de Pediatria, além do I Fórum de Defesa do Profissional da Pediatria. “A congregação de tantos profissionais será o momento ideal para discutirmos a formação acadêmica e outros fatores que impactam o trabalho do pediatra. Aspectos sobre valorização profissional também entrarão em pauta, a fim de aumentarmos a qualidade da assistência prestada à população pediátrica”, afirmou a dra. Aline Cerqueira.
CURSOS PRÉ-CONGRESSO – No dia 14, serão realizados os cursos pré-congresso, ministrados por renomados especialistas do Piauí e de outros estados do País. Os módulos abordarão os seguintes temas: “Emergências Pediátricas e Terapia Intensiva”, “Situações Comuns em Pediatria Ambulatorial” e “Curso de Reanimação Neonatal”.
Os pesquisadores interessados em enviar trabalhos científicos têm até 27 de abril para encaminhar seus resumos. Os textos aprovados serão apresentados nas sessões de Temas Livres, em data e horário definidos pela organização.
INSCRIÇÃO – As inscrições para o 2º Congresso Piauiense de Pediatria possuem valor promocional até o dia 07 de maio e podem ser realizadas através do LINK. O benefício é válido para médicos associados e não associados à Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e extensivo aos residentes, acadêmicos de medicina e outros profissionais não prescritores. O evento é uma iniciativa da Sociedade de Pediatria do Piauí (SOPIPE) e conta com o apoio da SBP.
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53