Alta produção científica e realização de eventos on-line são destacados na abertura do 1º CBP on-line

“Este Congresso é a realização de mais um sonho que surgiu repentinamente. Os problemas e os desafios continuam a acontecer ao longo da vida e temos que nos reinventar a cada dia”. A fala emocionada da presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, marcou a abertura do 1º Congresso Brasileiro de Pediatria on-line (1º CBP on-line), na sexta-feira (16), com transmissão em plataforma exclusiva.

Em seu discurso, ela destacou o empenho da SBP de, apesar da pandemia, manter o compromisso de oferecer aos seus associados educação continuada de qualidade e constante atualização científica. “É com essa premissa que nossa gestão decidiu manter a missão de atualizar diariamente os pediatras. E com essa missão, criamos o 1º Congresso Brasileiro de Pediatria on-line, cujo programa foi feito com um imenso cuidado”, salientou.

Na oportunidade, a presidente da SBP prestou homenagem aos drs. Dirceu Solé, coordenador dos Departamentos Científicos da SBP, e Lilian Sadeck, diretora de Cursos e Eventos da entidade. “Mesmo diante das dificuldades e em tão pouco tempo, esses dois grandes pediatras conseguiram, de forma tão brilhante, fazer este evento acontecer”, destacou.

Para o 1º vice-presidente da SBP, dr. Clóvis Constantino, o evento reflete ainda a fantástica capacidade de adaptação da SBP diante da pandemia do novo coronavírus. “A SBP não se deixou esmorecer diante de tal crise sanitária e está a todo instante mantendo as suas atividades científicas em prol dos pediatras brasileiros”, frisou.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA – Em seu discurso, o 2º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal, homenageou todas as pessoas que perderam familiares e amigos vítimas da Covid-19 e destacou o brilhante trabalho dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia. “Todos os envolvidos nesse processo merecem nossos aplausos, sobretudo o pediatra, profissional fundamental na estratégia de Atenção Primária à saúde das nossas crianças e adolescentes”.

Dr. Liberal também destacou o trabalho desenvolvido pela diretoria de Defesa Profissional da SBP, que durante os últimos meses intensificou a busca por valorização do pediatra em todos os aspectos profissionais. Ele parabenizou ainda os Departamentos Científicos, que estão sempre preocupados com a educação permanente dos pediatras, com alta produção de documentos científicos; e elogiou as lives semanais e toda e infraestrutura do 1º CBP online.

“Estamos caminhando para uma maior representação na sociedade civil, ampliando a relação com a população por meio do site Pediatria para Famílias, nos tornando uma fonte cada vez mais confiável de informação às famílias”, completou.

Diretor dos Departamentos Científicos, dr. Dirceu Solé, corroborou com a fala de dr. Liberal e disse que “a SBP tem trabalhado incessantemente na construção de novos documentos científicos e atuou com a mesma dedicação na construção do programa deste congresso virtual”.

APROXIMAÇÃO – Já a diretora de Cursos e Eventos da SBP, dra. Lilian Sadeck, também elogiou e destacou a alta produção científica dos Departamentos Científicos da instituição. “A SBP conseguiu compartilhar, nesse momento de pandemia, muito conhecimentos por meio de documentos, guias e eventos. Nesses quase oito meses de distanciamento social, conseguimos nos manter conectados com a SBP por meio dos eventos virtuais. Sem o envolvimento de todos, diretoria, colaboradores e prestadores de serviços, este 1º CBP on-line não teria como ser realizado”, agradeceu.

O presidente da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), dr. Mário Santoro Júnior, também elogiou o brilhante trabalho da atual gestão da SBP e o novo relacionamento construído entre as instituições. “Que todos possam aproveitar o que há de melhor neste evento e possam levar o melhor aprendizado para a vida profissional e de cuidados com as crianças e adolescentes”, frisou.