“Ano em revisão” consolida sucesso das novas metodologias aplicadas no 16º Pneumoped


Uma novidade que marcou o último dia do 16º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica (Pneumoped) – ocorrido entre os dias 13 e 16 de novembro, em Maceió (AL) – foram as palestras “Ano em revisão”. Essa atividade trouxe os artigos científicos mais recentes com comentários de especialistas no assunto, sobre os temas apresentados durante os quatro dias de evento.

Foram 15 sessões “Ano em Revisão”, englobando os temas “Imunobiológicos na Asma”, “Lactente sibilante”, “Imunodeficiências e pulmão”, “Tuberculose”, “Comorbidades e Asma”, “Pneumonias”, “Tabagismo e dispositivos eletrônicos”, “Fibrose cística”, “Bronquiectasias não fibrocísticas”, “Pneumonias intersticiais”, “Doenças do sono”, “Bronquiolite viral e bronquiolite obliterante pós-infecciosa”, “Dispositivos inalatórios na asma”, “Síndromes aerodigestivas”, e “Displalisa Broncopulmonar”.

“Essa dinâmica facilita muito o dia a dia do médico que, às vezes, não tem tanto tempo para acompanhar a velocidade das publicações. Com isso, temos o privilégio de os professores escolherem aqueles artigos publicados no último ano”, explicou o presidente do evento, dr. Cássio Ibiapina.

Para ele, o evento foi uma quebra de paradigmas ao implementar as metodologias ativas de aprendizagem centradas nos participantes dos cursos pré-congresso bem como do congresso em si.

“A participação dos debatedores e da plateia foi uma enorme motivação, o que permitiu por meio dessas dinâmicas, salas cheias do começo ao fim do evento e um excelente feedback dos congressistas”, comemorou.

ESTÍMULO – De acordo com dr. Álvaro Cruz, coordenador do Núcleo de Excelência em Asma da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um dos palestrantes do “Ano em Revisão”, a atividade deveria ser incorporada em todos os congressos brasileiros.

O especialista – que também é membro da Iniciativa Global contra a Asma (GINA, sigla em inglês) – acredita que as novas dinâmicas de aprendizagem nos congressos devem ser prioridade nos eventos, pois servem de estímulo à interação entre os professores e alunos.

“Essa é uma atividade comum nos congressos americanos e estimula o palestrante a preparar melhor a sua apresentação, além de ser excelente para o congressista uma vez que evita a repetição de assuntos de um ano para o outro”, afirmou.

Dr. Álvaro disse que a escolha dos artigos apresentados por ele não foi baseada em critérios aleatórios, afim de evitar o favorecimento de um em detrimento de outro. “Busquei colocar o meu tema, a asma, em um contexto mais global enfatizando o Brasil”, explicou.

PREMIAÇÃO – Outra atividade que marcou o encerramento do evento no sábado (16) foi a entrega dos certificados aos quatro melhores trabalhos na categoria “Temas Livres – apresentação oral”.

Receberam a premiação os trabalhos “Pneumonia invasiva causada por Haemophilus influenza no período de 2004 a 2018 num Hospital Geral de Atenção Secundária em São Paulo”; “”Avaliação do tratamento da tuberculose em crianças e adolescentes com e sem comorbidades em Hospital de Referência no Rio de Janeiro, 2008-2018”; “Sibilância recorrente, rinite alérgica e asma materna como preditores de asma em crianças: um estudo de caso-controle”; e “Avaliação das características clínicas, funcionais e inflamatórias de uma coorte de crianças e adolescentes com asma”.

PRÓXIMA EDIÇÃO – A Comissão Organizadora do evento comemora o sucesso do Pneumoped, cuja próxima edição, em 2021, já tem o local definido: a cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O 16º Pneumoped foi uma realização da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – em parceria com a Sociedade Alagoana de Pediatria (Sapal) e apoiado pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) – e contou com a participação de mais de 900 congressistas.

Os certificados de participação no evento já estão disponíveis para download e impressão no site www.pneumoped2019.com.br.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520