Palavra do Presidente
Eduardo da Silva Vaz*
No dia 08 de agosto comemora-se o Dia dos Pais. Aproveitamos a data para uma reflexão importante. Segundo o professor Pedro de Alcântara, “A Pediatria não é apenas uma atividade médica em seu sentido habitual. Ela é também, senão, sobretudo, um estado de espírito, que assegura a permanência dos esforços a favor da criança e que tem como alicerce o amor a ela, não o amor que se exprime em prosa e verso, mas que se exterioriza em ação”.
Cuidamos do indivíduo durante sua fase mais decisiva e sabemos que, quanto mais nova, mais a criança é carente de afeto para um desenvolvimento integral e harmônico. A presença da mãe é de fundamental importância, e a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses fornece todos os nutrientes necessários para a preparação deste indivíduo, para que se torne um cidadão completo. Associado ao alimento, o olhar, o contato pele a pele fazem com que as ramificações neuronais com suas conexões garantam um cérebro afetivo e com a cognição bem desenvolvida.
Há cinco anos a SBP deu início uma grande campanha, que culminou com a conquista da licença- maternidade de seis meses. O entendimento da sociedade foi tão amplo que o Senado Federal acaba de aprovar a extensão do benefício a todas as mulheres. É uma boa hora para lembrar o quão fundamental é o papel do pai. Me refiro àquele que há muito deixou de ser apenas quem provê o lar com recursos materiais, tornando-se também figura crucial no desenvolvimento psico-afetivo da criança.
O Atendimento Ambulatorial de Puericultura é uma excelente oportunidade para incentivarmos a presença paterna na infância e na adolescência do filho – período de particular relevância. Vamos estimular a participação do cuidador, lado a lado com a mãe. Dados recentes mostram que 51% dos pais trocam fraldas, dão banho, cuidam do filho. Trata-se de ação fundamental para o desenvolvimento do afeto, para o fortalecimento dos laços familiares, para a formação de uma sociedade mais cooperativa, de um mundo melhor. Um feliz domingo para todos nós, pais, mães, filhos, avós, avôs pediatras!
*Dr. Eduardo da Silva Vaz é presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria
Capacitação do Programa de Reanimação Neonatal da SBP em Angola é...
02/10/2025 , 17:26Intoxicação por Metanol Causa Tragédias
02/10/2025 , 13:41Pediatras discutem desafios perigosos na internet e cuidados com ...
02/10/2025 , 10:27SBP participa do lançamento do eixo Atenção à Saúde do Adolescent...
02/10/2025 , 09:54Capacitação em Reanimação Neonatal e em Transporte do RN de Alto ...
02/10/2025 , 07:57Esclarecimentos sobre o uso de Paracetamol na gestação e risco de...
30/09/2025 , 07:55