Apoiado pela SBP, XVII Fórum Internacional de Sepse será online e acontece em maio

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) apoia o XVII Fórum Internacional de Sepse, que acontece nos dias 20 e 21 de maio. O evento online, realizado pelo Instituto Latino Americano para Estudos (ILAS), acontece anualmente e busca ser um espaço de discussões, no qual profissionais das mais diversas áreas têm como principal objetivo mudar a realidade da sepse no Brasil.

Na programação, os destaques são os temas mais atuais, as controvérsias e os maiores avanços da área. Contando com grandes nomes internacionais e nacionais, o encontro tem a proposta de ser multiprofissional, realizar debates na área da pediatria, tratar de aspectos de ciência básica e apresentar o “Espaço Jovem Pesquisador”.

Além disso, o evento vem buscando a cada edição incorporar a participação mais ativa do público, por meio de sessões interativas e atividades sociais. Para se inscrever no evento e ter acesso a programação completa, basta acessar o site https://www.forumsepse.com.br/2020/inscricao/. As inscrições contam com preços promocionais até o dia 30 de abril, com valores que variam entre R$ 200 e R$ 425.

SEPSE – A sepse, conhecida popularmente como infecção generalizada ou septicemia, é a presença de disfunção orgânica ameaçadora à vida em decorrência da resposta desregulada do organismo a uma infecção, seja ela causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoário. A doença é a principal responsável pelos óbitos dentro dos hospitais.

Considerando a importância deste tema, em fevereiro deste ano a SBP, através do seu Departamento Científico de Terapia Intensiva, publicou o documento científico “Novas diretrizes do Surviving Sepsis Campaign 2020 para o tratamento da Sepse e Choque Séptico em Pediatria”.

O material detalha as novas diretrizes sobre a sepse, a partir da Campanha de Sobrevivência à Sepse (CSS) 2020. Segundo o artigo, a sepse e os quadros correlatos são causas importantes de morbidade e mortalidade em crianças mundialmente.