Música, teatro, confraternização. Assim foi a festa de Natal da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), ontem, no Memorial da Pediatria Lincoln Freire, no Rio de Janeiro. Afinal, “ciência, arte e lazer são importantes para o bom desenvolvimento de crianças e adolescentes, que precisa ser integral”, assinalou o dr. Julio Dickstein, secretário da ABP.
Drs. Julio (ao microfone) e Dias Rego (de gorro), com crianças do coral |
Sob coordenação da diretora Marília Martins, as crianças do Grupo de Teatro apresentaram a cena “Meu filho não aprende na escola”, escrita pelo dr. Reinaldo Martins, baseada em uma história real. “Foi nos anos 70, quando atendia no ambulatório da Maré (subúrbio carioca) e um casal chegou com a queixa. Na consulta, vi que a criança estava, na verdade, sobrecarregada e triste, não tinha tempo de brincar”, contou o acadêmico e coordenador do Grupo. No “palco”, “pediatra, mãe, pai, filho, assistente social” emocionaram famílias atentas na plateia.
Grupo de Teatro da Pediatria com dr. Reinaldo e Marília Martins |
Em seguida, foi a vez do Coral dirigido pela maestrina Alice Ramos Sena. Tendo o presidente da Comissão Cultural e Artística da ABP, dr. Dias Rego, como mestre de cerimônia, os pequenos se apresentaram em solos, duetos e trios instrumentais de flauta, violão e teclado, para depois, todos juntos, cantarem músicas do folclore brasileiro e de compositores como Villa-Lobos. A festa também contou com a participação especial do Coral Tijucanto, de adultos, também sob a batuta da maestrina. Não faltaram lindas canções de Rita Lee, Beto Guedes e Ronaldo Bastos, Nelson Motta e Lulu Santos, Ivan Lins e muitos outros. Dr. Dias Rego aproveitou o momento para informar que a apresentação do Coral da Pediatria Brasileira no dia anterior, no Centro Cultural Banco do Brasil, foi um absoluto sucesso, com cerca de 250 pessoas aplaudindo, maravilhadas.
Coral da Pediatria Brasileira |
“A Academia está de parabéns”, frisou a dra. Rachel Niskier, diretora da SBP. “É importante o entendimento de que saúde não é ausência de doença, é música, arte, cultura, solidariedade, respeito às tradições”, disse. Ao final, todos os presentes aceitaram o convite e cantaram juntos a versão em português de Alice Sena para a famosa música “Happy Xmas”, com a qual John Lennon e Yoko Ono encantaram o mundo, juntamente com coral de crianças de Nova York: “É Natal, Cristo vem. Todos juntos a rezar. Por um mundo bem melhor, nossa vida transformar”.
Memorial e boa notícia
Sobre o Memorial, dr. Julio Dickstein tem também uma ótima notícia para os pediatras: “Nosso projeto de auto-sustentação caminha muito bem. Acaba de ser aprovada pelo Ministério da Cultura a inscrição na Lei Rouanet. “Poderemos captar recursos já em 2012”, disse, explicando que a ideia é que com autonomia financeira, museu, coral, teatro e biblioteca possam ampliar suas atividades.
Bolo e parabéns ao final |
RP Convida: 2º episódio do videocast recebe a dra. Ana Zöllner, c...
23/05/2025 , 13:39Crianças e adolescentes podem fazer musculação? Pediatras explica...
23/05/2025 , 13:31SBP participa de cerimônia sobre aleitamento materno na Câmara do...
23/05/2025 , 12:03Síndrome Alcoólica Fetal e suas possíveis apresentações clínicas ...
23/05/2025 , 08:22Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22