Asma e sarcopenia pediátrica são destacadas em nova edição do JPed

Já está disponível para acesso um nova edição do Jornal de Pediatria (JPed), publicação científica bimensal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O volume 96, nº 4 do periódico traz artigos originais e de revisão com abrangência em diversas áreas da especialidade médica destinada ao cuidado e bem-estar de crianças e adolescentes.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O VOLUME 96, Nº 4 DO JPED

Conforme destaca o editor-chefe do JPed, dr. Renato Procianoy, todos os pediatras estão convidados a acessar a versão atual e as anteriores do periódico. Segundo ele, o alto nível dos trabalhos publicados pelo Jornal vem conquistando cada vez mais validação e reconhecimento, inclusive internacionalmente.

“Ao longo dos últimos anos, temos ampliado nosso alcance e número médio de citações ao redor do mundo. Atualmente, de acordo com a Thomson Reuters, figuramos entre as 128 revistas pediátricas mais importantes do planeta. Além disso, segundo o CiteScore, da Scopus, o JPed em 2019 esteve em 91º lugar (Quartil 2) dentre todas as 286 revistas pediátricas indexadas pela base de dados. São comprovações da qualidade da pediatria brasileira, que pode ser conferida em cada volume do JPed”, comemorou.

DESTAQUES – Nesta nova edição, os dois editoriais de abertura do Jornal ficam a cargo de médicos que atuam na assistência pediátrica de serviços italianos e abordam os seguintes temas: “Tolerância zero para mortes por asma em crianças” e “Sarcopenia pediátrica: explorando um novo conceito em crianças com doença hepática crônica”.

Na sequência, os artigos de revisão – seção com ênfase na reprodução de método científico realizado anteriormente – apresentam trabalhos que discorrem a respeito da “Epidemiologia da ressuscitação cardiopulmonar pediátrica” e da “Cânula nasal de alto fluxo como estratégia de suporte respiratório pós‐extubação em recém‐nascidos prematuros: uma revisão sistemática e metanálise”.

Já em artigos originais, os leitores podem acompanhar 14 abordagens inéditas sobre assuntos como: “Mortalidade por asma em crianças e adolescentes no Brasil ao longo de 20 anos”; “Sarcopenia em crianças e adolescentes com doença hepática crônica”; “Fatores associados ao uso atual de tabaco entre adolescentes e jovens escolares”; “Adaptação transcultural e validação da versão portuguesa universal da Escala Avaliação Funcional Pediátrica de Terapia de Doença Crônica – Fadiga (pedsFACIT‐F)”; “Respostas termorregulatórias e perceptivas de meninas magras e obesas com alta e baixa aptidão aeróbica exercitando‐se no calor”; entre outros.