A violência aos profissionais de saúde provocou mais uma vítima fatal no Brasil. Na última quinta-feira (23), o dr. Júlio César de Queiroz Teixeira, de 44 anos, foi assassinado em uma clínica particular da cidade da Barra, oeste da Bahia, em pleno exercício da função. Um atirador invadiu o consultório e disparou quatro tiros contra o pediatra que, mesmo socorrido por funcionários da clínica, não resistiu ao ataque. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) lamentam a morte do dr. Júlio, se solidarizam com a família, amigos e colegas de profissão, e alertam para o cenário de violência que os profissionais da saúde são expostos diariamente no ambiente de trabalho.
Como entidades repudiam o acontecimento e reforçam a necessidade de medidas que aumentem a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras, inclusive em áreas como vizinhanças de hospitais e outros técnicos de saúde.
“É incompatível com a missão de médicos e das unidades de saúde, no atendimento dos brasileiros que buscam a prevenção de doenças ou tratamento para seus diagnósticos, o convívio com a violência sob qualquer forma”, declara a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva .
SEGURANÇA - As agressões sofridas por profissionais da área de saúde já foram denunciadas em momentos anteriores pela SBP. No ano passado, junto a outras entidades médicas, a SBP recorreu aos Ministérios da Saúde e ao da Justiça e Segurança Pública, solicitando que invistam em ações para ampliar a proteção dos profissionais. Na ocasião, como entidades solicitando o reforço de policiamento nas unidades de saúde e a consolidação de um relatório que reúna informações sobre os casos de violência para auxiliar na elaboração de medidas mais efetivas de combate aos procedimentos.
Em 2017, pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido da SBP, revelou a dimensão do problema da violência que afeta os pediatras brasileiros. Os dados revelaram que um quarto dos entrevistados já havia sofrido agressão no trabalho nos últimos 12 meses.
Ainda dá tempo de acompanhar o 4º CBP On-line: aulas estão dispon...
16/10/2025 , 11:11Recife sediará o 16º Cobrapem: últimos dias para garantir descont...
16/10/2025 , 09:17Dia Mundial da Alimentação: uma em cada três crianças, de cinco a...
16/10/2025 , 09:16Especialista da SBP participa de evento do STF sobre segurança de...
10/10/2025 , 14:49Nova edição da revista Residência Pediatra destaca artigos origin...
14/10/2025 , 08:30Está no ar a nova edição do Jornal de Pediatria: volume 101, núme...
14/10/2025 , 08:46