Associados já podem conferir a 6ª edição do Reporte Semanal JPed

Na sexta edição da newsletter “Reporte Semanal” - projeto do Jornal de Pediatria (JPed) para incentivar a participação dos membros dos Departamentos Científicos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) na elaboração dos textos comentados - lança um olhar sobre o impacto do ambiente na saúde da criança e do adolescente. No texto, os drs. Giselia Alves Pontes da Silva e Antonio José Ledo Alves da Cunha - membros da editoria do JPed - comentam o suplemento nº 98, páginas S1-S96, do periódico, com o tema “Environment and child health”. O conteúdo já está disponível para os associados da SBP.

ACESSE AQUI O SUPLEMENTO Nº 98 DO JPED

Os especialistas ressaltam no editorial que o objetivo principal da pediatria é proporcionar que todas as crianças e adolescentes atinjam seu potencial de crescimento e desenvolvimento, mas, para atingir essa meta, é necessário que os profissionais da saúde entendam a complexidade desse processo.

Ao longo de 11 artigos de revisão, os pesquisadores abordam o tema central sobre diversas perspectivas, como os efeitos da pandemia na saúde das crianças, com ênfase nos aspectos psicológicos e emocionais e as consequências na qualidade do sono; análise sobre os impactos que as mudanças climáticas e poluição do ar provocam nas doenças alérgicas; os efeitos causados pela poluição no ar desde o período gestacional e as consequências para o feto e recém-nascido; entre outras abordagens.

REPORTE -  A SBP lançou no começo de fevereiro o projeto “Reporte Semanal”, newsletter enviada a cada semana aos membros da entidade com comentários sobre um artigo original do JPed, periódico bimestral da entidade. São escolhidos, pelo Conselho Editorial do JPed, quatro artigos de cada edição, e o envio acontece a partir de 15 dias após o lançamento de um novo número da revista.

A newsletter traz comentários, com cerca de 300 a 400 palavras, voltados ao cotidiano dos pediatras, e os artigos são selecionados considerando o interesse geral dos leitores. Ao final do material, é disponibilizado um link que direciona ao artigo completo, para aqueles interessados nos detalhes daquele estudo.