Associados recebem edição comemorativa de 25 anos do SBP AmamentAÇÃO

Atualizar e engajar todos os pediatras brasileiros em ações de apoio, promoção e proteção do aleitamento materno. Esse é o objetivo do SBP Amamentação nº 25, publicado e enviado aos associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) nesta quinta-feira (5). Nesta edição, o informativo comemora 25 anos de existência e traz para os leitores entrevista exclusiva, documentos científicos com importantes atualizações sobre o tema e um resumo dos principais eventos realizados em diversos estados do País.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PUBLICAÇÃO

No editorial do SBP AmamentAÇÃO, a presidente da entidade, dra. Luciana Rodrigues Silva, reforçou o papel fundamental dos pediatras no fortalecimento da prática, sobretudo orientando pais e familiares sobre os diversos benefícios do leite materno para o desenvolvimento das crianças, inclusive com repercussões positivas na vida adulta.

“Comprovadamente, os pediatras exercem influente papel sobre os parentes de seus pacientes. No processo de aleitamento, cabe a estes profissionais tirar dúvidas – do pré-natal às consultas de rotina –, incentivar a mãe e estimular a participação do pai. Nossa missão, como pediatras, é fornecer o melhor cuidado possível para os pequenos pacientes e suas famílias e ajudar os pais a fazerem boas escolhas em nutrição infantil a fim de garantir o futuro saudável dos seus filhos”, afirmou.

APOIO PATERNO - Na seção de entrevista, o presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM-SBP), dr. Luciano Borges Santiago, comenta o slogan desse ano para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2019) – “Capacite os pais e favoreça a amamentação, hoje e para o futuro!”. O tema tem como objetivo enfatizar a necessidade do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade.

“Pesquisas mostram que o pai exerce uma função essencial. A mãe se sente mais segura e apoiada quando o pai incentiva a amamentação”, diz. Na conversa, o dr. Luciano Santiago também fala sobre a proposta de ampliação da licença-paternidade, a qual é tema de 36 projetos em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado.


CAMPANHA – Outro assunto destacado pela publicação é a campanha promovida pela SBP, em função do Agosto Dourado 2019. Nesse ano, a entidade convocou os pediatras que atuam nas redes sociais a divulgar informações sobre a participação do homem (pai, amigo, companheiro, parente) no apoio ao aleitamento materno com o uso das hashtags #SociedadeBrasileiradePediatria, #aleitamento e #agostodourado. Após a devida validação de conteúdo feita por especialistas da SBP, os textos, cards e vídeos foram repostados no Facebook e Instagram da entidade, gerando uma expressiva circulação de conteúdo sobre amamentação na internet.


PELO BRASIL – O SBP Amamentação nº 25 traz ainda detalhes sobre as ações promovidas, durante a SMAM 2019 e o Agosto Dourado, pelas filiadas estaduais da SBP – de norte a sul do País – em prol do aleitamento materno. O leitor pode conferir vídeos e fotos de eventos científicos, ações de aconselhamento à população e mais.

 
Além disso, o informativo apresenta uma editoria com documentos científicos baseado em evidências recentes sobre a participação do pai no aleitamento materno para a atualização dos especialistas que atuam com a população pediátrica. Em outras seções, os leitores podem conferir também matérias sobre amamentação, entrevistas com especialistas do DCAM-SBP publicadas em veículos da imprensa brasileira, além da agenda de eventos futuros.
 


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520