Luciana Rodrigues da Silva e o professor Fernando Celso Lopes de Barros estarão participando de evento do Programa de Pós-Graduação em Pediatria da UFCSPA, na segunda-feira (08/08), às 9h, em Porto Alegre
A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB), Luciana Rodrigues da Silva, e o pediatra e pesquisador em Epidemiologia, Fernando Celso Lopes Fernandes de Barros, serão os palestrantes convidados da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Pediatria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A atividade ocorre na segunda-feira (08/08), às 9h, no auditório do prédio 3 da instituição de ensino superior, na Rua Sarmento Leite, 245, no Centro da capital.
Abordando o tema “O ensino e a pesquisa em Pediatria no nosso país”, Luciana da Silva vai tratar dos pilares que marcam sua gestão à frente da SBP, fundamentados na ampliação das ações de educação continuada, na busca por melhores condições de trabalho e valorização do pediatra e no aprofundamento das políticas e dos benefícios para as crianças e suas famílias.
- Queremos que todas as crianças possam ser assistidas por pediatras habilitados de modo adequado, na saúde e na doença, para que atuem na prevenção e no tratamento. A cada dia nas atividades assistenciais, didáticas, de pesquisa e de gestão, estamos contribuindo para um futuro melhor, e os pediatras, com sua disposição incansável e devoção no desempenho profissional, crescem em importância neste processo. Por isso, o ensino e a pesquisa em pediatria qualificados se tornam ainda mais fundamentais – destaca Luciana.
Já o professor Fernando Celso Fernandes de Barros tem em sua pauta o tema “As novas curvas de avaliação antropométrica do recém-nascido” onde irá destacar as ferramentas que possibilitam aos médicos avaliar as condições ideais de desenvolvimento do bebê desde o útero.
- As curvas de crescimento são muito importantes para avaliar o desenvolvimento do feto e do bebê. No caso de bebês que já nascem subnutridos, quanto mais cedo o problema for detectado, mais tempo se ganha para tentar corrigir a alimentação e evitar sequelas que podem chegar até a idade adulta – ressalta o pesquisador.
A abertura da aula inaugural será realizada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFCSPA, Rodrigo Della Méa Plentz, e pelo coordenador do PPG, professor Sérgio Luis Amantéa, integrante da diretoria da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). Mais informações a respeito do evento podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] .
25º Fórum da ABP debate impactos ambientais na saúde infantil e l...
29/09/2025 , 15:59PEDCAST SBP: “Febre oropouche - quais são os sintomas e como prev...
29/09/2025 , 10:53SBP AmamentAÇÃO 2025: já está no ar a 31ª edição
26/09/2025 , 17:23PRN-SBP qualifica 338 profissionais em reanimação neonatal no Nor...
26/09/2025 , 13:48SBP leva cursos de reanimação neonatal e transporte de recém-nasc...
25/09/2025 , 08:39Primeiro Fórum Regional da SBP reúne profissionais do Sudeste par...
24/09/2025 , 08:42