De acordo com o último levantamento feito pela coordenação do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP), desde a implantação das condutas atualizadas de 2016, já foram aprovados na região Sul 7.915 médicos e 1.690 profissionais de saúde no curso de Reanimação Neonatal; e 525 no curso de Reanimação do Prematuro. Já o curso de “Transporte do Recém-nascido de Alto” conta com 334 capacitações, desde a implantação do módulo em 2011.
No dia 27 de outubro, o Programa promoverá uma nova edição de seu curso na cidade de São Leopoldo (RS). A iniciativa faz parte das ações da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), em prol da capacitação da assistência ao recém-nascido e da redução dos atuais índices de mortalidade infantil do País.
Segundo o coordenador estadual do Programa, dr. Silvio Baptista, um passo essencial para diminuir o número de mortes é disseminar os conhecimentos para atendimento do neonato em caso de asfixia perinatal durante o parto.
“Ainda morrem muitos bebês em decorrência de condições associadas à dificuldade de respirar no momento do nascimento. Garantir que a equipe esteja adequadamente preparada para agir logo no primeiro minuto de vida é essencial para que a criança sobreviva e se desenvolva sem agravos”, afirmou.
RIO GRANDE DO SUL - Durante o mês de setembro, a SPRS realizou a qualificação de 14 médicos e dois enfermeiros em procedimentos para o “Transporte do Recém-nascido de Alto Risco”, na sede da entidade. Na oportunidade, as aulas teórica e prática, que tiveram suas diretrizes atualizadas em 2018, foram ministradas pelos drs. Silvio Baptista e Paulo Nader, instrutor do PRN-SBP.
Dentre os temas abordados estão: as “Etapas iniciais do transporte”, “Entendendo a incubadora, os ventiladores, o oxímetro e a bomba perfusora”, “Dez etapas para o transporte de sucesso”, “Cálculo de risco e estabilização clínica pré-transporte”, “Suporte ventilatório”, entre outros.
Na mesma ocasião, a SPRS formou também cerca de 16 médicos e enfermeiros no curso do PRN-SBP destinado a profissionais de saúde. As aulas contaram com a condução do coordenador estadual do Programa, dr. Marcelo Porto, e do instrutor, dr. Carlos Humberto. Com carga horária de oito horas e composto por duas aulas teóricas e quatro práticas, o curso disponibilizou aos alunos recursos como manequins de ventilação, de intubação e reanimadores manuais.
SANTA CATARINA - Ainda na região Sul, em Blumenau (SC), a Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) promoveu no dia 25 de setembro a qualificação de oito médicos e seis enfermeiros em técnicas de reanimação para recém-nascidos com idade gestacional igual ou maior que 34 semanas.
No dia 14, as coordenadoras do Programa em Santa Catarina, dras. Simone Suplicy e Leila Cesário, realizaram também a recertificação dos instrutores estaduais no curso de “Transporte do Recém-nascido de Alto Risco” nas dependências da na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis (SC).
Acesse os novos informativos do Reporte Semanal do JPed
12/12/2025 , 10:19
1º Congresso Mundial de Emergências Pediátricas: inscrições de tr...
11/12/2025 , 11:28
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Digital: o que todo ...
11/12/2025 , 08:08
Exame de Área de Atuação em Neurologia Pediátrica 2025: acesse o ...
10/12/2025 , 16:42
PRN-SBP ultrapassa marca histórica de 190 mil certificações
10/12/2025 , 13:54
SBP apresenta ao Congresso plano para ampliar a presença do pedia...
10/12/2025 , 11:12