Bahia teve 32,5 mil partos de adolescentes em 2019

Publicado em 27 de janeiro de 2020 – por Jane Fernandes

Cerca de 32,5 mil adolescentes tiveram filhos na Bahia em 2019, o que corresponde a 17,04% dos nascidos vivos no estado durante o ano passado, de acordo com dados preliminares da Secretaria de Saúde (Sesab). Conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último mês de julho, a Bahia é o quinto estado brasileiro com mais registros de gravidez na adolescência.

Na Bahia, como na cena nacional, os números caem, mas ainda são considerados altos. Estatísticas consideram a faixa apontada pela Organização Mundial de Saúde como adolescência, dos 10 aos 19 anos.

(...)A presidente do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Alda Elizabeth, aponta o fracasso de uma iniciativa semelhante adotada nos Estados Unidos.

Tanto Luiza quanto Alda ressaltam a importância de trabalhar projetos de vida com as adolescentes, pois para além da gravidez não planejada há também aquela que parte de uma decisão da menina para tentar preencher diversas lacunas. “Na ausência de perspectivas de futuro, muitas vezes, a menina acha que sendo mãe ela vai subir um grau na aceitação naquela comunidade”, explica Alda.

Leia mais