Balanço de ações e definição de novos projetos e eventos para 2021 marcam reunião do Conselho Superior da SBP

A diretoria-executiva da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reuniu-se no último sábado (12) com o Conselho Superior da entidade. Ao todo, mais de 57 pessoas participaram da reunião online por meio de plataforma específica para fazer um balanço da gestão em 2020. Destaque para o lançamento do livro “Sociedade Brasileira de Pediatria – Há 110 anos cuidando do futuro do Brasil”, cuja obra retrata os principais momentos da entidade desde a sua fundação.

“Nossa maior ênfase hoje são os 110 anos da nossa Sociedade. Somos mais de 39 mil pediatras brasileiros que atuam, muitas vezes, em condições de trabalhos não ideais, mas que são persistentes e se dedicam no dia a dia da profissão. Dedico ainda essa reunião aos profissionais que hoje atuam na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19, sendo que muitos deles perderam suas vidas ou familiares nesta luta”, destacou a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

Em seguida, ela falou sobre a suspensão de 11 eventos presenciais e sobre o esforço das Diretorias de Cursos e Eventos e dos Departamentos Científicos em manter a atualização dos especialistas. Ela ressaltou o sucesso do 1º Congresso Brasileiro de Pediatria online, que atingiu mais de 7 mil inscrições, 6.947 visitantes e um pico simultâneo de 3.991 participantes. “Todos os conteúdos das palestras apresentadas estarão disponíveis para acesso dos participantes até o dia 16 de janeiro de 2021”, reforçou dra. Luciana.

BALANÇO – A presidente da SBP enfatizou a alta produção científica ao longo de suas gestões 2016-2018 e 2019-2021, com mais de 300 documentos científicos publicados pelos Departamentos Científicos até o momento. “O trabalho de todos tem sido de fundamental importância para os pediatras brasileiros, que se debruçam para oferecer aos nossos associados as mais recentes descobertas científicas”, salientou.

O novo site da SBP também foi citado como uma das grandes e recentes realizações. Mais moderno e intuitivo, a plataforma concentra as principais produções científicas e uma variada gama de serviços para os sócios da instituição.

As lives ganharam destaque frente à pandemia de Covid-19. O novo formato de comunicação permitiu, nesse período em que é preciso manter o distanciamento social, dar continuidade ao processo de atualização científica dos pediatras brasileiros.

Além disso, os novos cursos de Educação à Distância também contribuíram para a formação dos pediatras, com destaque para os cursos de Genética e Aleitamento Materno.

Reformulado e mais dinâmico, o site Pediatria para Famílias já alcançou a marca de mais de 1 milhão de acessos, garantindo às famílias brasileiras informações de qualidade e confiáveis sobre os mais diversos temas relacionados à especialidade.

Dra. Luciana destacou ainda o trabalho da Assessoria de Comunicação, que ao longo de 2020 produziu mais de 900 matérias para o site institucional. Na imprensa, a SBP marcou presença de forma positiva, com mais de 1.200 citações diretas, o que demonstra a credibilidade da entidade diante dos jornalistas brasileiros.

As campanhas de 2020 também foram destacadas pela dirigente da SBP, entre elas “Informar, amamentar e imunizar”; “Agosto Dourado”; “Justifique! Por mais proteção nos exames pediátricos e de imagem”, além da nova campanha “Vacina Pediatra”, que será lançada nesta semana.

“Mesmo com uma pandemia que parou o mundo, a SBP continuou no desenvolvimento de suas ações de forma virtual, mantendo o nosso compromisso com os associados. Tudo isso foi feito de forma profissional, isenta e ética”, frisou dra. Luciana Silva.

DEFESA PROFISSIONAL – Durante o encontro virtual, o diretor de Defesa Profissional, dr. Fábio Guerra, adiantou algumas das ações previstas para 2021, como o Curso de Defesa Profissional. Ele falou também sobre as constantes reuniões que a SBP tem mantido com a Associação Médica Brasileira (AMB) a fim de trazer melhorias do ponto de vista profissional para os pediatras, entre elas a adequada remuneração nos serviços públicos e na saúde suplementar.

Dr. Fábio deu ênfase ainda ao trabalho que a SBP vem realizando junto ao Ministério da Saúde na questão da presença do pediatra na Atenção Primária. “Outra questão que a entidade vem acompanhando é sobre a telemedicina e a nova Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) para o uso dessa ferramenta após a pandemia”, ressaltou.

TEP E ÁREAS DE ATUAÇÃO – O secretário-geral da SBP, dr. Sidnei Ferreira, explicou o processo de realização das provas de Título de Especialista em Pediatria (TEP) e de áreas de atuação em pediatria, que neste ano teve que ser realizada em formato online.

“Tudo ocorreu de forma transparente, idônea e foi acompanhada por nós da diretoria, bem como pela empresa Educat, responsável pela realização do certame, para garantir o sigilo e segurança das provas. A SBP e sua diretoria, assessorada pelos departamentos científicos, comissões executivas das provas específicas da especialidade e áreas de atuação e contando com funcionários treinados e motivados, cumpriu sua missão em defesa da criança e do adolescente, dos pediatras, da ciência e da pediatria”, frisou.

EVENTOS 2021 – A diretora de Cursos e Eventos da SBP, dra. Lilian Sadeck, anunciou as atividades científicas previstas para 2021. Os dois primeiros eventos ainda serão feitos de forma virtual: o Simpósio Microbioma, nos dias 5 e 6 de março; e o 3º Simpósio Internacional de Dermatologia Pediátrica, no dia 27 de março.

“Estamos a todo instante analisando o cenário para a realização dos eventos presenciais de maneira segura. Os eventos presenciais estão marcados, contudo, caso haja uma mudança por conta da Covid-19, novas datas serão remarcadas a fim de preservar a saúde e a integridade de todos os participantes dos nossos Congressos”, destacou. Em seguida, ela apresentou a agenda preliminar de eventos presenciais em 2021:

25º Congresso Brasileiro de Perinatologia – de 19 a 22 de maio, em Florianópolis (SC);

21º Congresso Brasileiro de Infectologia e 16º Simpósio Brasileiro de Vacinas – de 16 a 19 de junho, em Brasília (DF);

16º Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva – de 4 a 7 de agosto, em Vitória (ES);

22º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP) – de 6 a 8 de julho, em São Luís (MA);

14º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia; e Congresso de Pediatria da Região Norte (PedNorte) – de 17 a 22 de novembro, em Manaus (AM).

“Também estamos trabalhando ainda na programação científica do 40º Congresso Brasileiro de Pediatria, que será realizado em outubro, em Natal (RN)”, observou dra. Lilian.

APROVAÇÕES – Em Assembleia Geral Ordinária, feita em duas convocações, o Conselho Superior elegeu por unanimidade a Comissão Eleitoral da SBP para as eleições do triênio 2022-2024.

A Comissão será presidida pelo dr. Sérgio Antônio Bastos Sarrubbo (SP). Como membros efetivos estão as dras. Themis Reverbel da Silveira (RS) e Marise Helena Cardoso Tófoli (GO). Os suplentes são os drs. Fernando Antônio Castro Barreiro (BA) e Marilene Augusta Rocha Crispino Santos (RJ).

Em seguida, a diretora financeira da SBP, dra. Maria Tereza Fonseca da Costa apresentou a previsão orçamentária para o ano de 2021, aprovada por unanimidade.

Na sequência, a ata da reunião do Conselho Superior do dia 11 de julho de 2020, apresentada pelo secretário-geral da SBP, dr. Sidnei Ferreira, também foi aprovada por unanimidade por todos os participantes.