Menores de um ano devem dormir de barriga para cima em um berço com superfície rígida e não inclinada e sem objetos fofos como travesseiros, “naninhas”, cobertas e lençóis soltos. Esta é uma das recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), apresentadas em novo documento do Departamento Científico de Medicina do Sono da entidade. Entre as indicações, atualizadas com base em estudos da Academia Americana de Pediatria (AAP), estão também evitar o excesso de roupas e cobrir a cabeça dos bebês.
CLIQUE AQUI PARA LER A NOTA NA ÍNTEGRA.
Ao longo da publicação, são destacados ainda os benefícios do aleitamento materno e como a prática reduz o risco de morte súbita do lactente; a importância da imunização; e os riscos do uso de álcool, maconha, opioides e drogas ilícitas e exposição ao tabaco durante a gestação e após o parto.
FAMÍLIAS EM PAUTA - O tema também foi debatido no programa Famílias em Pauta – programa on-line vinculado ao projeto “Pediatria para Famílias”, da SBP. Na oportunidade, os especialistas explicaram como o consumo de carboidratos à noite e o uso de telas podem impactar o sono; os malefícios da rotina de sono familiar desregulada; a influência da higiene do sono no desenvolvimento infantojuvenil; e mais.
Além disso, os pediatras abordaram o conteúdo do documento “Qualidade do sono na infância”, elaborado pelo DC de Medicina do Sono, no qual a entidade reforça o papel do pediatra no esclarecimento, apoio e orientação às famílias para garantir uma noite tranquila às crianças. Clique aqui para assistir o episódio.
Presidente da SBP visita sede da AMB e reforça a importância da r...
21/07/2025 , 18:58PED CAST SBP: "Seu filho consome cafeína? Conheça os riscos desse...
21/07/2025 , 14:27Comissão Científica do 27º Congresso Brasileiro de Perinatologia ...
18/07/2025 , 15:42Confira os novos reportes disponíveis do JPED
17/07/2025 , 14:25SBP realiza visita ao CFM para ampliar diálogo em defesa da saúde...
16/07/2025 , 19:45Tratamento da doença mão-pé-boca em crianças
15/07/2025 , 08:21