Belém será a segunda cidade a sediar evento internacional itinerante sobre cuidado neonatal

Com o foco na atualização de profissionais de saúde das regiões Norte e Nordeste sobre as discussões mais recentes acerca dos cuidados com os neonatos, será realizado o evento itinerante “I Simpósio Internacional de Qualidade no Cuidado Multidisciplinar Neonatal Norte e Nordeste”. A capital do Pará, Belém, será a segunda cidade a sediar o evento, entre os dias 20 e 22 de setembro.

O Simpósio é uma realização da Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped), Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) e Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA), com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO EVENTO

Segundo a presidente da Sopape, dra. Vilma Hutin, são esperados mais de 300 profissionais de saúde durante os três dias de evento, em especial pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais. “Queremos proporcionar aos pediatras uma atualização sobre a atenção neonatal no Estado, baseado nas melhores evidências científicas. Estarão presentes profissionais de referência, responsáveis pela construção das diretrizes internacionais da Perinatologia”, enfatiza.

PROGRAMAÇÃO – A grade científica do evento conta com três palestrantes internacionais: drs. Jen-Tien Wung (Estados Unidos); Guilherme Mendes Sant’Anna (Canadá); e Ana Sant’Anna (Canadá), além de renomados palestrantes nacionais da área.

De acordo a dra. Aurimery Gomes Chermont, membro da Comissão Científica e vice-presidente da Sopape, a programação foi pensada com foco nas principais temáticas do cotidiano dos profissionais. De acordo com a especialista, um dos pontos fortes da grade científica tratará sobre a questão respiratória e a orientação sobre como fazer o CPAP de bolha, que é superior ao CPAP no respirador.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GRADE CIENTÍFICA COMPLETA

Na oportunidade, serão apresentados temas como “Cuidados com o recém-nascido prematuro extremo: prática baseada na melhor evidência”; “Surfactante em neonatologia: passado, presente e futuro”; “Displasia broncopulmonar: definição e tratamento”; “Hipertensão pulmonar e hérnia diafragmática”; “Síndrome do intestino curto: abordagem multidisciplinar”; “Colestase neonatal: diagnóstico, investigações e manejo prático”; entre outros.

Além disso, no primeiro dia, serão realizados ainda os workshops “Monitorização cerebral”; “Leite: espessantes, fortificantes e alergia à proteína do leite de vaca”; “CPAP em selo d’água”; “Pneumotórax em RNS: fatores de risco, diagnóstico e manejo conservador x drenagem”; “Prática em mesas para colocar CPAP em selo d’água”. Na ocasião, ocorrerá também a discussão de casos clínicos.

VALORES – De acordo com a tabela vigente, os valores para o Simpósio variam de R$ 350,00, para estudantes e médicos associados à SBP, até R$ 450, para equipe multidisciplinar e residentes.

CLIQUE AQUI para conferir mais informações.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520