Com professores do Brasil, de outros países da América Latina e da Europa, o X Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Cobrapem) ocorrerá de 1 a 4 de maio de 2013, em Brasília (DF). A edição, para a qual são aguardados entre 700 e 900 participantes, tem como lema “Clínica e Pesquisa se encontram”, com atualização sobre os mais recentes estudos científicos e discussão de sua “aplicabilidade na prática diária do consultório”, informa o dr. Gil Guerra, presidente do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP.
– Queremos integrar clínicos e pesquisadores, reforçar, para os que se dedicam à assistência, que a investigação científica é fundamental para seu trabalho. Ao mesmo tempo, salientar aos estudiosos a importância de sua atuação e o impacto na qualidade do que é oferecido aos pacientes – comenta o presidente do evento, dr. Luiz Claudio Castro.
Dentre os novos temas, estão os “desreguladores endocrinológicos” – “substâncias presentes na natureza ou produtos da atividade humana que interferem no funcionamento do organismo, pois mimetizam alguns hormônios. Podem influenciar no desenvolvimento fetal, no crescimento, no funcionamento da tireóide, na forma como a puberdade se inicia e se desenvolve, na fertilidade e até na predisposição a certas doenças, como tumores – adianta o dr. Luiz Claudio.
O “Encontro com o Professor” será dedicado à discussão “passo a passo” de um ou mais casos clínicos de área específica, coordenada por quem tem “grande experiência” e com “participação ativa” de todos os presentes – ressalta o dr. Gil. Cada sessão contará com dois professores, completa o dr. Luiz Claudio, frisando o objetivo de “ampliar a interatividade”.
Em “O ano em Endrocrinologia Pediátrica” serão discutidos os principais estudos publicados nos últimos 12 meses e seu impacto no dia a dia. Na pauta, dois temas fundamentais na clínica endocrinopediátrica – “Crescimento e fatores de crescimento” (com Carlos Alberto Longui, da Santa Casa de São Paulo e Durval Damiani, da USP) e “Gônadas” (com Ângela Spínola e Castro, da Unifesp e Gil Guerra Júnior, da Unicamp). Outra novidade é que não haverá inscrição separada para os cursos do primeiro dia (a do Congresso dará direito à participação em um dos três).
Simpósios internacionais
Integrando o Cobrapem, haverá Simpósios realizados em conjunto com representantes de entidades como a Sociedade Latinoamericana de Endocrinologia Pediátrica (SLEP), Sociedade Européia de Endocrinologia Pediátrica (ESPE ) e a Sociedade Internacional de Diabetes na Criança e no Adolescente (ISPAD). Da Inglaterra virá o professor Nick Bishop; da França, Pierre Chatelain; do Chile, Fernando Cassoria e da Bélgica, Pierre Bourguignon. O Congresso está sendo divulgado também em outros países de língua portuguesa.
Certificado
Antecedendo ao Congresso, serão realizadas as provas para o Certificado de Área de Atuação em Endocrinologia Pediátrica, nos dias 29 e 30 de abril. As inscrições vão até 8 de fevereiro (ver TEP e suas Área de Atuação no portal da SBP). Os aprovados receberão certificado simbólico já durante o Congresso.
Prazos
Os trabalhos científicos para o Cobrapem precisam ser enviados até 22 de fevereiro e inscrição com desconto pode ser feita até 23 de janeiro. O Cobrapem é realizado pela SBP e pela Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF) e tem apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Para mais informações, basta acessar o www.sbp.com.br (no final da capa e em Congressos e outros eventos) ou ir diretamente ao www.cobrapem2013.com.br.
"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45SBP apoia Congresso de Medicina Geral da AMB
04/07/2025 , 13:44Presidente da SBP destaca déficit de intensivistas pediátricos na...
04/07/2025 , 12:10Presidente da SBP visita Hospital da Criança de Brasília e a sede...
03/07/2025 , 15:02Revista Residência Pediátrica publica volume 15, número 2
03/07/2025 , 13:44RP Convida conversa com Jackeline Motta, especialista do DC de Al...
03/07/2025 , 13:25