Carta da SBP aos gestores do SUS ganha repercussão na imprensa e junto à sociedade

A carta aberta da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) na qual faz críticas à decisão do Ministério da Saúde de reduzir, por meio de portaria, o número mínimo de médicos necessários ao pleno funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de quatro para dois profissionais, teve grande repercussão na …

canstockphoto17603577-1

A carta aberta da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) na qual faz críticas à decisão do Ministério da Saúde de reduzir, por meio de portaria, o número mínimo de médicos necessários ao pleno funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de quatro para dois profissionais, teve grande repercussão na imprensa nacional e regional.

As reportagens têm destacado, principalmente, a argumentação da SBP de que o governo não deve priorizar um cronograma de inaugurações em detrimento da qualidade do atendimento. Na avaliação da entidade, essa mudança de parâmetros implica em um cenário de riscos para pacientes e profissionais.

Por um lado, os que buscam atendimento sofrerão com a espera, que tenderá a ser cada maior, uma vez que a quantidade de médicos estará subdimensionada. De outro, os médicos e demais membros das equipes de atendimento terão que suportar uma demanda crescente de pacientes e familiares em busca de ajuda, ampliando a sobrecarga já existente.

Entre os veículos de comunicação e programas que deram destaque ao posicionamento da SBP chamam a atenção o jornal Bom Dia Brasil (TV Globo) e o Jornal da Band (TV Bandeirantes). Em ambas as reportagens exibidas nacionalmente a Carta da Sociedade ocupou espaço importante, em especial ao apontar as consequências da decisão para crianças e adolescentes.

Além dessas matérias, o documento da SBP foi abordado em entrevistas junto à Rádio Jovem Pan, no Portal IG e na Agência Brasil. Inúmeros jornais regionais e estaduais reproduziram esses conteúdos e ampliando ainda mais a visibilidade do ponto de vista dos pediatras. Por exemplo, o Estado de Minas, a Tribuna da Bahia e o Campo Grande News, dentre outros, divulgaram na íntegra o alerta da SBP.

A manifestação firme da SBP neste caso faz parte da estratégia adotada pela atual gestão de inserir a entidade em debates sobre a elaboração e a execução das políticas públicas em saúde no País. Com isso, espera-se o fortalecimento institucional da SBP, sempre em defesa dos interesses dos especialistas, da Pediatria e da Medicina.

CONFIRA ALGUMAS DAS REPORTAGENS EM QUE A SBP FOI CITADA

TV Globo / Bom Dia Brasil

TV Band / Jornal do Rio

Rádio Jovem Pan