Cartilha da SBG conscientiza a importância do diagnóstico e tratamento precoces do glaucoma infantil

Com objetivo de conscientizar pais e responsáveis sobre o glaucoma infantil, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) lançou a cartilha “Glaucoma infantil: diagnóstico precoce é a melhor opção!”. Ciente do impacto que o diagnóstico e tratamento precoce podem ter sobre a saúde ocular das crianças, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reforça seu apoio à campanha e demais ações que promovem o cuidado, bem-estar e qualidade de vista infantil.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A CARTILHA.

No material, desenvolvido com linguagem simples e acessível, são explicadas as etapas do desenvolvimento visual da criança; anatomia dos olhos; classificações do glaucoma; sinais e sintomas da doença em crianças; recomendações dos exames para a criança saudável; entre outros tópicos.

“Os pais precisam entender que a criança nasce com o sistema visual em formação, assim o diagnóstico de várias afecções oftalmológicas na faixa pediátrica precisa ser feitas pelo pediatra e oftalmologista antes das queixas”, destaca o dr. Fábio Ejzenbaum, coordenador do Grupo de Trabalho em Oftalmologia da SBP. 

Neste contexto, o especialista destaca que as crianças precisam ser consultadas por um oftalmologista entre seis meses e um ano de idade e depois com três anos, mesmo que não apresente sinais de alerta e/ou sintomas.