O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) tem intensificado sua atuação, no intuito de capacitar profissionais e reduzir as atuais taxas de mortalidade infantil no País. No Acre, o curso, em parceria com a Sociedade Acreana de Pediatria (SAP), foi realizado na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco (AC). O treinamento ocorreu entre os dias 22 e 27 de julho (Dia do Pediatra) e foi destinado aos residentes em Pediatria e Neonatologia e aos estudantes de Medicina.
Ao todo foram 33 participantes, todos aprovados, que participaram de atividades teóricas e práticas. Os conteúdos ministrados abordaram as seguintes temáticas: reanimação neonatal em maiores de 34 semanas; reanimação do prematuro menor de 34 semanas; e transporte neonatal de alto risco. A coordenadora do curso e presidente da SAP, dra. Ana Isabel Coelho Montero, destaca a participação efetiva de todos os alunos.
“O curso atendeu às expectativas, com alunos muito interessados e participativos. É crucial ensinarmos aos futuros pediatras como salvar recém-nascidos, para que eles tenham um futuro sem sequelas e promissor. Por isso, agradeço às colegas instrutoras pela ajuda e pelo tempo dispensado para a realização desses cursos”, destaca dra. Ana Isabel, que informa, ainda, que já há previsão para mais um treinamento, ainda neste ano.
FORTALEZA – Nos últimos dias 26 de junho e 10 de julho, médicos pediatras, médicos intervencionistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e residentes de Pediatria e Neonatologia receberam capacitação na sede da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), em Fortaleza (CE). O curso também teve como objetivo qualificar os especialistas em técnicas de reanimação/estabilização em sala de parto para recém-nascidos com idade gestacional igual ou superior a 34 semanas.
O curso, coordenado pelas dras. Maria Sidneuma Melo Ventura e Fabiola Arres de Oliveira Marques, contou com aulas teóricas e práticas e qualificou 23 profissionais. “Nossa missão foi disseminar conhecimentos atualizados relativos ao cuidado do neonato ao nascer, no transporte e na estabilização imediata após a reanimação, com a finalidade de reduzir a mortalidade associada à asfixia perinatal", afirma dra. Maria, que adianta que no próximo dia 21 de agosto já será oferecido novo curso.
Acesse os novos informativos do Reporte Semanal do JPed
12/12/2025 , 10:19
1º Congresso Mundial de Emergências Pediátricas: inscrições de tr...
11/12/2025 , 11:28
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Digital: o que todo ...
11/12/2025 , 08:08
Exame de Área de Atuação em Neurologia Pediátrica 2025: acesse o ...
10/12/2025 , 16:42
PRN-SBP ultrapassa marca histórica de 190 mil certificações
10/12/2025 , 13:54
SBP apresenta ao Congresso plano para ampliar a presença do pedia...
10/12/2025 , 11:12