Com a ação #FalaPediatra, a SBP comemora o dia da especialidade


Para celebrar o Dia do Pediatra, em 27 de julho, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançará a ação #FalaPediatra com o objetivo de reconhecer o importante papel desses especialistas que simultaneamente às suas atividades clínicas desenvolvem também ações como influenciadores digitais na internet, multiplicando mensagens de cuidado e atenção à saúde na infância e adolescência.

A proposta é incentivar o uso das redes sociais para compartilhar informações, orientações e conhecimentos sobre cuidados com crianças e adolescentes. O foco é a promoção da qualidade de vida e fortalecimento de bandeiras.

“Os pediatras são fundamentais na promoção de hábitos saudáveis e no tratamento de doenças em crianças e adolescentes. Isso vale tanto para os mais experientes quanto os mais jovens. Por isso, queremos a ajuda da rede de pediatras brasileiros para disseminar essa ação”, afirmou a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

PROTEÇÃO E PROMOÇÃO – Durante a ação, serão abordados temas do cotidiano pediátrico, tais como a proteção, promoção e o incentivo ao aleitamento materno, gravidez sem álcool, imunização, uso adequado das mídias digitais, obesidade, comportamento de autopreservação de forma a evitar o uso de drogas ou de práticas sexuais de risco de forma a estimular o diálogo na família, além de ressaltar a importância de cada criança ser acompanhada por um pediatra.

“Toda criança precisa ter um pediatra, cujo papel não é apenas o de diagnosticar, tratar e prevenir doenças, mas também o de tirar dúvidas orientar e sensibilizar sobre demandas importantes para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes”, ressaltou dra. Luciana.

INFLUÊNCIA DO BEM – No decorrer deste mês, a SBP movimentará as redes sociais. A entidade espera ampliar o alcance desses conteúdos, os quais, após uma triagem, serão replicados diretamente das páginas dos pediatras influenciadores no perfil @pediatriaparafamilias. Para participar, basta o influenciador marcar o Instagram @pediatriaparafamilias nas postagens e usar as hashtags #sociedadebrasileiradepediatria #diadopediatra #falapediatra.

Alguns dos pediatras influenciadores serão convidados a compartilhar suas experiências nas redes sociais durante o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria, que ocorrerá em outubro, em Porto Alegre (RS). “Vamos juntos ampliar e fortalecer a voz da pediatria. Somos muito importantes, pois somos os médicos habilitados a cuidar do futuro do país”, lembrou dra. Luciana Silva.

ÉTICA - Na avaliação da presidente da SBP, “de médico a educador, o pediatra pode multiplicar o alcance de seus saberes ao utilizar as redes sociais e impactar famílias de diferentes regiões do Brasil. É fundamental, claro, o compromisso com a ética na interação com o público e também frente ao seu papel enquanto pediatra”.

Ela complementa ainda que o pediatra, sempre atualizado e com senso crítico, deverá se certificar da veracidade da informação, dar os créditos aos conteúdos adequados e disseminar mensagens de caráter educativo e informativo, sem viés comercial. Com esses cuidados, os pediatras influenciadores podem aconselhar os internautas em aspectos como a alimentação, vacinas, desenvolvimento social e emocional, atividade física, autocuidado e contato com a natureza, por exemplo, sempre levando em conta o bem-estar dos pacientes, o fortalecimento do vínculo familiar e o estímulo ao potencial de cada indivíduo.

Porém, a presidente da SBP ressalta que esta ação na internet não possui nenhuma ligação com a telemedicina. Para ela, esta deve ser uma ferramenta para ser utilizada apenas entre médicos, sobretudo aqueles em locais mais remotos. “Na pediatria, a consulta pessoal jamais poderá ser substituída, pois o relato da história, o exame físico completo, e a interação entre o pediatra e seus pacientes e familiares é indispensável e deverá ocorrer de modo sistemático”, frisou dra. Luciana Silva.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520