Com a participação de expoentes da pediatria mundial, começa o 12º Cobrapem, no Rio de Janeiro

A partir desta quarta-feira (31 de maio) até o próximo sábado (3 de junho) a cidade do Rio de Janeiro (RJ) sediará o 12º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Cobrapem), realizado pela Sociedade de Pediatria do Estado (Soperj) em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O evento conta ainda com o apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem). Durante o período, está prevista a participação de palestrantes nacionais, com exposições sobre temas de relevância para os especialistas.

Também estão programadas mudanças no formato do Cobrapem com o objetivo de torná-lo mais dinâmico. Uma delas é a criação de espaços de debates sobre a atuação profissional a partir de situações reais e o confronto entre a teoria e o cotidiano de hospitais e consultórios.  Os organizadores prometem ainda atividades com foco em dúvidas sobre abordagens e protocolos clínicos, dentre outros parâmetros.  

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO. 

De acordo com o presidente do Congresso, dr. Paulo Solbert, tudo foi feito com o intuito de buscar maior interação entre palestrantes e congressistas. “A ideia surgiu da observação de que, ao final de uma apresentação, é muito frequente que alguém chegue ao palestrante com dúvidas sobre um caso específico. Então, resolvemos formalizar esta prática, criando momentos onde todos possam tirar as dúvidas”, destacou. 

Entre os temas que serão discutidos nesta edição do Cobrapem estão os cuidados com o paciente transgênero, o uso do pâncreas artificial e a conduta não hormonal de pacientes acompanhados pela Endocrinologia Pediátrica, entre outros. Para o presidente do DC de Endocrinologia da SBP, dr. Crésio Alves, o Congresso oferece uma chance importante para atualizar conhecimentos em diversas áreas, como oncologia, nutrição, gastroenterologia, oftalmologia e genética. 

INTERNACIONAIS – A edição desse ano contará com cinco palestrantes internacionais. Dentre eles, estão o dr. Stephen M. Rosenthal, atual presidente da Sociedade Norte-Americana de Endocrinologia Pediátrica (PES) e coordenador de um dos primeiros serviços para crianças e adolescentes com transtornos de identidade de gênero; e a dra. Adda Grimberg, da Filadélfia (EUA), especialista em crescimento e pesquisadora que coordenou recente publicação da PES sobre as novas recomendações para o uso de hormônio do crescimento em crianças com deficiência desse hormônio e baixa estatura idiopática. 

Outros renomados especialistas também confirmaram presença no 12º Cobrapem: o dr. Alejandro Martínez Aguayo, pediatria chileno especialista na área de adrenal e com grande experiência em alterações metabólicas em crianças nascidas pequenas para a idade gestacional;  o dr. Jeffrey Baron, norte-americano pesquisador do National Institute of Health, com interesse na parte óssea do crescimento; e o dr. Stuart A. Weinzimer, pesquisador que participou de diversos estudos com crianças avaliando o chamado sistema fechado de insulina,  no qual o próprio sistema decide a dose do medicamento a ser administrada pela bomba baseado na glicemia, sem a interferência direta do paciente.

EXPERIÊNCIAS – O Cobrapem tem como principais objetivos a divulgação de conhecimento, a atualização científica, a troca de ideias entre os especialistas e o contato social com os colegas de todo o Brasil. Dra. Luciana Silva reforça que o conhecimento na área médica avança a cada dia, sendo que estar atualizado é indispensável para o pediatra assistir sempre bem as crianças e os adolescentes. “Dar acesso aos pediatras a essas informações constitui um dos pilares da nossa SBP. Por isso, o programa científico do Cobrapem e de todos os outros eventos é sempre construído com muito esmero”, frisou.

Dra. Lilian Sadeck, diretora de Cursos e Eventos da SBP, reforça a importância da participação dos pediatras e garante que o Congresso contará com um corpo de palestrantes de primeira linha. “Tenho certeza de que será de grande importância para os pediatras que atuam tanto em consultório quanto em intra-hospitalar”, destacou. Por sua vez, dra. Isabel Rey Madeira, presidente da SOPERJ, comemorou a volta do Cobrapem ao Estado. “O Rio tem expressivo número de endocrinologistas pediátricos. Além disso, a cidade é um local central para receber os colegas de outras partes do País, que poderão aproveitar para rever os amigos e trocar experiências”, finalizou.

EDUCAÇÃO – Como parte do compromisso da atual gestão da SBP de estímulo à educação continuada dos especialistas, será lançado durante o Cobrapem, no dia 2 de junho (sexta-feira), às 15h20, no estande da Sociedade, a 4ª edição do Tratado de Pediatria. Com dois volumes atualizados, a obra traz importantes conteúdos científicos que serão úteis aos pediatras brasileiros interessados em se manter em dia com os avanços mais recentes nas áreas de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as crianças e os adolescentes.

PARA SABER COMO TER ACESSO AO LIVRO, CLIQUE AQUI.

Os textos deste projeto, que conta com o apoio da Editora e Livraria Online Manole, foram completamente revisados e atualizados ao longo dos últimos meses. Trata-se do livro-texto de medicina da criança e do adolescente mais utilizado e disseminado pelos pediatras, programas de residência médica em pediatria e instituições médicas.

“A SBP vem ampliando suas ações em várias vertentes, sobretudo na área de atualização científica de qualidade para os pediatras brasileiros. O lançamento dessa quarta edição do Tratado de Pediatria, que passou por um criterioso processo de revisão e atualização, representa mais etapa desse compromisso da Sociedade”, ressaltou a dra Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP.