Com a participação de mais de 300 especialistas, curso de atualização itinerante da SPP foi um sucesso

A edição do Curso de Itinerante de Reciclagem e Atualização em Pediatria (CIRAP) de Foz do Iguaçu (PR), realizado dias 30 e 31 de agosto, foi um sucesso. O evento, organizado pela Sociedade Paranaense de Pediatria e Liga Universitária de Pediatria da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila), reuniu 370 pessoas, entre pediatras, residentes em pediatria, alunos de medicina e acadêmicos do Paraguai.

Na oportunidade, os participantes assistiram palestras sobre o dia a dia do consultório e do pronto atendimento, bem como a importância dessas discussões para a sociedade.

Para o dr. Kennedy Long Schisler, organizador do evento, o CIRAP foi muito bom porque conseguiu agregar os valores de educação e atualização continuada. “O principal beneficiado foi o nosso paciente pediátrico". Ele também enalteceu a presença de parte da diretoria da SPP nas palestras, bem como de médicos da região, além de ter elogiado a atuação dos alunos da Liga de Pediatria da UNILA e o engajamento dos colegas inscritos.
 
Segundo a presidente da SPP, dra. Kerstin Taniguchi Abagge, é meta dessa gestão da entidade descentralizar os eventos da capital, para que todas as regiões do estado possam ser beneficiadas com a atualização em Pediatria. “Isso possibilita que mais alunos, residentes e pediatras possam reconhecer e tratar os principais problemas de saúde que acometem as crianças e adolescentes”, enfatizou.

Já para a dra. Ludmylla Rodrigues Furlan, professora de Pediatria e coordenadora da Liga de Pediatria Universitária da UNILA, "o evento trouxe como possibilidade a atualização e sensibilização da comunidade acadêmica frente ao cuidado da criança , uma vez que os acadêmicos de medicina atuam em diversos cenários de estágio, onde têm a oportunidade de realizar atendimentos às crianças em Foz do Iguaçu e no Paraguai, e assim contribuir para um atendimento atualizado, baseado em evidencias científicas”, acrescentou.

PROGRAMAÇÃO – Sob o tema “Pediatria do dia a dia no consultório e pronto atendimento”, a grade científica do evento contou com assuntos como “Sinusites e Otites: Abordagem Otorrinolaringológica”; “Sinais de Alarme em Cirurgia Pediátrica: quando Chamar a Cirurgiã?”; “Dermatoses na Infância: da Cabeça aos Pés”; “Exames de Imagem no Pronto Atendimento: Qual o Melhor Caminho?”; “Sinais de Alerta em Oncopediatria”; entre outros.

Na ocasião, o membro da Coordenação de Residência e Estágios em Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Victor Horácio de Souza Costa, discorreu sobre “Atualização em Vacinas em Pediatria e Adolescência”. Ele fez uma comparação entre o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o da SBP e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), mostrando as diferenças da cobertura vacinal nos dois calendários e as mudanças nos esquemas das vacinas nos últimos dois anos, além de comentar a importância de o pediatra ficar atento ao calendário do adolescente.

O especialista ministrou também a palestra “Pronto atendimento: o que fazer e o que não fazer?”, na qual discorreu sobre as principais condutas e o uso racional relacionados ao uso de antibióticos nas doenças mais comuns que chegam ao pronto socorro pediátrico.

“É importante discutir esse assunto porque, muitas vezes, o médico receita antibióticos em situações nas quais há um quadro viral e o uso do medicamento não estaria indicado. Então, abordamos quais são os critérios para diferenciação de infecção viral ou bacteriana, qual a necessidade de ser mais agressivo do que a literatura recomenda, por exemplo”, explicou dr. Victor.

Segundo o especialista, o evento foi muito proveitoso para todos aqueles que estavam presentes. “Esse evento em Foz foi solicitado pelos pediatras locais porque a locomoção para a capital e para os grandes centros é bem mais complicada. A SPP indo até o pediatra permite que eles fiquem mais atualizados sobre temas importantes e que aparecem frequentemente na prática pediátrica.  Essa é a quinta edição do CIRAP e em todos os lugares tem sido um sucesso”, finalizou.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da SPP


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520