Com apoio da SBP, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Itaú Social lançam guia de brincadeiras para crianças

A pandemia da COVID-19 transformou a vida familiar em todo o mundo. No Brasil, o fechamento das escolas e outras medidas de distanciamento social modificaram por completo a rotina de adultos e crianças, impondo a nova experiência de viver dia após dia dentro de casa. Para auxiliar os pais a conduzir da melhor forma esse desafio, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e o Itaú Social, com o apoio institucional da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), elaboraram um Guia de Brincadeiras Domésticas para famílias com crianças de zero a seis anos de idade. 

ACESSE AQUI O GUIA DE BRINCADEIRAS 

A iniciativa apresenta uma série de atividades lúdicas, que podem ser realizadas individualmente ou em conjunto com pais ou cuidadores. Divididas por faixa etária e para determinados dias da semana, as brincadeiras selecionadas auxiliam no desenvolvimento infantil e tem como base quatro fundamentos: promover o afeto; ampliar a capacidade de interação e de comunicação; ajudar nas descobertas; e ensinar através do brincar.

“Quando a mãe ou pai demonstra carinho e sensibilidade às manifestações da criança, eles percebem que existe uma base na qual podem confiar e se sentem confortáveis e protegidos. Além disso, uma simples brincadeira estimula muito bebês e crianças. Quando brincam, elas aprendem muitas coisas sobre o mundo exterior e sobre como lidar com ele”, afirmou a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva. 

DENTRO DE CASA – Conforme pontua o Guia de Brincadeiras, todas essas características essenciais ao crescimento adequado da criança podem ser exercitadas pelos pais dentro de casa. “Permitir e incentiva o ato de brincar talvez seja uma das atitudes mais sérias que um adulto pode tomar para garantir o bom desenvolvimento da infância”, destaca o documento.

De acordo com a publicação, não deve existir tanto espaço para preocupação, uma vez que o conteúdo escolar será recuperado no momento oportuno, após a volta às aulas. Desse modo, é recomendado que pais e cuidadores utilizem o tempo vago para aprimorar outras habilidades importantes inclusive para o bom desempenho na aprendizagem acadêmica, como a criatividade, autonomia, gentileza, trabalho em equipe e mais. 

“Aproveite a dicas do Guie para estimular o bem-estar do seu filho da forma mais alegre possível: brincando. Pular corda, fazer caretas, montar um acampamento na sala. Seja do jeito que for, invista na interação de qualidade. Dialogue e observe como as crianças aprendem explorando pequenos detalhes. Essa aproximação entre pais e filhos é fundamental para desenvolvimento e saúde integral deles”, concluiu a presidente da SBP.

*Com informações da assessoria de imprensa da FMCSV 


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520