Com apoio da SBP, médicos e juristas debaterão as formas de prevenção de drogas lícitas e ilícitas

A questão das drogas está cada vez mais presente nos consultórios pediátricos. Para discutir o tema e suas implicações, acontecerá o Fórum de Debates sobre Prevenção de Drogas Lícitas e Ilícitas, no dia 23 de março, às 8h. O evento on-line - realizado com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) - contará com a participação de médicos e juristas para esclarecer o panorama brasileiro no combate às drogas e os caminhos possíveis para a conscientização e controle das substâncias lícitas e ilícitas.

Para sua realização, o fórum contou ainda com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB), Instituto dos Juristas Cristãos do Brasil (IJCB), Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP), Freemind e International Society Of Substance Use Prevention And Treatment Professionals (Issup). A transmissão será feita pelo site https://www.sbp.com.br/especiais/lives/ , pelo Facebook (https://pt-br.facebook.com/SBPediatria/) e no canal no YouTube da SBP (https://www.youtube.com/c/sbpnarede/about)

O representante da SBP para o assunto de drogas e organizador do evento, dr. João Paulo Becker Lotufo, destaca que a participação dos pediatras é muito importante, uma vez que crianças e adolescentes estão entrando em contato com as drogas cada vez mais cedo e em maior quantidade. “A falta de limites dos pais e a falta de conhecimento do real risco das drogas podem ser diminuídos com a ajuda de especialistas da área de ensino e saúde, principalmente com a contribuição dos pediatras orientando as famílias de seus pacientes”, pontua.

Nesse cenário, ele reforça também o papel da prevenção e ao não incentivo do consumo de drogas como o álcool, maconha e o cigarro eletrônico. Para dr. Lotufo, os jovens desconhecem o risco, assim como seus pais que, em alguns casos, iniciam o uso de drogas precocemente pensando ser uma forma de se aproximar dos filhos.

“Constantemente, as mães chegam no consultório para perguntar sobre o vaper, ou cigarro eletrônico, pois as colegas de suas filhas ou filhos estão utilizando. Este material é nocivo e causador de dependência altíssima de nicotina e graves lesões pulmonares com casos de transplante pulmonar, como temos observado em jovens americanos.  O narguilé e cigarros eletrônicos na maioria das vezes são permitidos pelos pais que desconhecem a possibilidade real de danos à saúde de seus filhos e a si próprios", alerta.

Na visão do especialista, o fórum será uma oportunidade de ampliar o debate sobre o uso de drogas, através do debate com juristas. “O médico geralmente é contra a liberação do uso de drogas, pois aumentará o uso e consequentemente as doenças por eles desencadeadas. Mas ouve-se muito sobre a não criminalização do uso de drogas, e os juristas poderão dar suas opiniões a este respeito”, ressalta. Para ele, é importante chegar a um consenso, para mudar o cenário atual em que usuários são presos e não têm acesso ao tratamento adequado.