Com apoio da SBP, oficina para mulher trabalhadora que amamenta forma tutores em São Paulo

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com o Ministério da Saúde, realizou no Instituto de Saúde, em São Paulo (SP), a qualificação de pediatras e outros profissionais na “Oficina da mulher trabalhadora que amamenta”. No encontro realizado nos dias 28 e 29 de novembro, buscou-se fomentar a prática do aleitamento materno no ambiente de trabalho como forma de promover a saúde das mães e de seus filhos.

“A oficina habilita o participante a conhecer os direitos e leis trabalhistas, a importância da extensão da licença-maternidade para seis meses, o caminho para implantação da creche no local de trabalho e as facilidades que empregadores podem oferecer para a manutenção da amamentação, como, por exemplo, a criação da Sala de Apoio à Amamentação (SAA) na empresa. A partir dessa iniciativa é que a oficina foi idealizada e preparada”, explica dra. Keiko Teruya, pediatra representante da SBP no evento.

PROGRAMAÇÃO – No primeiro dia foram apresentados temas como a experiência local na implantação da Sala de Apoio à Amamentação; a estratégia de promoção e proteção à mulher trabalhadora; os benefícios da maternidade no trabalho e as leis trabalhistas; casos clínicos sobre amamentação e legislação de proteção à trabalhadora lactente; como montar a sala de apoio; entre outros.

Já no segundo dia aconteceu a visita pedagógica a empresas previamente selecionadas e um debate com a preparação de um relatório acerca das lições aprendidas com essa atividade, além de rodas de conversa sobre o sistema de monitoramento online da mulher trabalhadora que amamenta, entre outras atividades.

A programação da oficina incluiu também o estabelecimento de um plano de ação para sensibilizar as empresas da região a implementar salas de apoio à amamentação e integrar o programa “Empresa Cidadã”, que garante seis meses de licença-maternidade às trabalhadoras. A execução do plano ficará a cargo dos profissionais treinados, com monitoramento de representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Além da dra. Keiko, as atividades foram ministradas pela representante do Ministério da Saúde, Amanda Moura; pela coordenadora local do projeto Mulher Trabalhadora Que Amamenta, Roberta Pires; e pela facilitadora do Ministério da Saúde, dra. Marina Ferreira.