Os 70 anos da Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) serão comemorados de uma forma ainda mais especial: a realização do I Fórum de Saúde do Escolar, nos dias 20 e 21 de outubro. Com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o evento debaterá o desenvolvimento infantil no contexto escolar, abordando a promoção de vacinas e o uso de telas pelos alunos. O encontro será presencial, mas também poderá ser acompanhado por pediatras de todo o Brasil de forma on-line.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE
“A atenção integral à criança e ao adolescente e a valorização e qualificação do pediatra nortearam a nossa trajetória durante esses 70 anos. Para comemorá-los, nada melhor que reunir os pediatras nesse emocionante e importante momento para entendermos grandes desafios contemporâneos que impactam diretamente a vida das crianças e adolescentes, que é a queda nos índices de vacinação e o uso cada vez mais frequente das telas”, ressalta a presidente da Sopape, dra. Vilma Hutim.
PROGRAMAÇÃO – No primeiro dia de Fórum serão debatidas estratégias para identificação da alteração do desenvolvimento do estado Pará; o panorama vacinal do estado, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI); e o uso excessivo de telas e qual o impacto na escolaridade das crianças.
Os participantes poderão acompanhar ainda discussões sobre o desenvolvimento infantil, com abordagens sobre o que é desenvolvimento típico; formas de triagem; transtorno do espectro do autismo; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); e depressão e ansiedade na infância e adolescência.
Já no segundo dia, as discussões serão sobre inovação e vacina para dengue; abordagem clínica e epigenética sobre lactoferrina e beta-glucana; triagem em Oftalmologia; e as consequências do uso de telas na saúde mental da criança e do adolescente.
CELEBRAÇÃO – Ao final das atividades científicas, será comemorado o Jubileu de Platina dos 70 anos de fundação da Sopape, com a temática “Sopape ontem e hoje!”. O momento contará com homenagens aos ex-presidentes, personalidades que compuseram a história ao longo do tempo desta sociedade.
“Nossa história só foi possível com a colaboração de centenas de pediatras unidos no propósito de fortalecer a especialidade a fim de zelar pela saúde das crianças e adolescentes. Continuamos esse legado honrando o compromisso de atualização e aprofundamento científicos para promover a saúde, cuidado e atenção aos pequenos paraenses”, enfatiza a presidente.
CURSO – Além da programação científica, os interessados em aprofundar os conhecimentos poderão se inscrever no Curso Multidisciplinar de Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM), que acontecerá no dia 20 de outubro.
"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45SBP apoia Congresso de Medicina Geral da AMB
04/07/2025 , 13:44Presidente da SBP destaca déficit de intensivistas pediátricos na...
04/07/2025 , 12:10Presidente da SBP visita Hospital da Criança de Brasília e a sede...
03/07/2025 , 15:02Revista Residência Pediátrica publica volume 15, número 2
03/07/2025 , 13:44RP Convida conversa com Jackeline Motta, especialista do DC de Al...
03/07/2025 , 13:25