Com apoio da SBP, XVII Fórum Internacional de Sepse proporciona atualização aos pediatras

 Com o objetivo de reunir especialistas de diversas áreas para promover discussões construtivas sobre o cenário da sepse no Brasil, acontece anualmente o Fórum Internacional de Sepse. A edição de 2021 - realizada pelo Instituto Latino Americano para Estudos (ILAS), com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) - recebeu grandes nomes nacionais e internacionais, proporcionou sessões interativas, abordou temas atuais e os avanços na área. Os inscritos poderão rever as aulas e apresentações através do site do Fórum.

A SBP marcou presença no evento com a participação do presidente do Departamento Científico de Terapia Intensiva, dr. José Roberto Fioretto. Ele conduziu a palestra “Terapia precoce guiada por metas no pronto socorro”. Dr. José pontuou que comandou a apresentação com enfoque no que é mais importante para o pediatra saber, como: quadro clínico, lactato sérico, saturação venosa central de oxigênio e ultrassonografia point of care.

“Foi uma oportunidade para se atualizar sobre os mais importantes conceitos relativos ao diagnóstico e tratamento da criança com sepse e choque séptico. É fundamental que os pediatras que atendem crianças em emergência ou enfermaria procurem sempre se aprofundar e estar por dentro das novidades, de forma a evitar o atraso no diagnóstico e tratamento do paciente”, destacou o presidente.

SEPSE – Conhecida popularmente como infecção generalizada ou septicemia, a sepse é a presença de disfunção orgânica ameaçadora à vida em decorrência da resposta desregulada do organismo a uma infecção, seja ela causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoário. A doença é a principal responsável pelos óbitos dentro dos hospitais.

Considerando a importância deste tema, em fevereiro deste ano a SBP, através do seu Departamento Científico de Terapia Intensiva, publicou o documento científico “Novas diretrizes do Surviving Sepsis Campaign 2020 para o tratamento da Sepse e Choque Séptico em Pediatria”.

O material detalha as novas diretrizes sobre a sepse, a partir da Campanha de Sobrevivência à Sepse (CSS) 2020. Segundo o artigo, a sepse e os quadros correlatos são causas importantes de morbidade e mortalidade em crianças mundialmente.