Com novos temas, CANP 2017 já capacitou mais de 90 alunos

“As edições de 2017 do Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP), realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), estão em andamento e a todo vapor”. A assertiva é da dra. Virgínia Weffort, presidente do Departamento Científico de Nutrologia Pediátrica da SBP e coordenadora do CANP, curso que, a partir deste ano, incorporou novos módulos e já capacitou mais de 90 alunos.  

A pediatra explica que os módulos do curso foram atualizados com a inserção de novos temas, tais como fórmulas infantis e deficiência de micronutrientes (conhecido por ‘fome oculta’), com ênfase em deficiência de vitaminas. O CANP 2017 também passou a discutir sobre dificuldades alimentares, dislipidemia, intolerância à lactose e nutrição no neuropata.  

Segundo a dra. Virgínia, os novos tópicos foram incorporados para atender a uma solicitação dos participantes. “No último treinamento, em Belo Horizonte (MG), cinco pessoas que já participaram de edições anteriores voltaram nessa para se atualizar com esses novos temas”, disse. Com a incorporação dos novos temas, houve também a ampliação da carga horária, que passou de 16 horas para 20 horas.

Dra. Virgínia adianta ainda que a SBP está trabalhando no planejamento do CANP para 2018 e que mais temas deverão ser incluídos. Ela frisa a importância dos pediatras em participar dos treinamentos. “Estamos sempre incorporando novidades anualmente e é muito importante que as pessoas que tenham interesse nessa área de atuação estejam atentas às datas na sua região para que possam participar dos cursos”.

Até o momento já aconteceram quatro edições, das 15 previstas para 2017, nas cidades de São Paulo (SP), Itaperuna (RJ), Belo Horizonte (MG) e Uberaba (MG). Outras edições ocorrerão até o final do ano em Feira de Santana (BA), Teresina (PI), Ribeirão Preto (SP), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Colatina (ES), Salvador (BA), Curitiba (PR), Vitória (ES), Londrina (PR) e novamente em São Paulo (SP).

CLIQUE AQUI PARA VER A AGENDA COMPLETA.

COMO FUNCIONA – O curso é dado em geral em dois dias e é realizado a partir da solicitação das Sociedades de Pediatria Filiadas à SBP. A capacitação visa discutir casos clínicos e orientar os pediatras sobre diversos aspectos da nutrição. Além dos novos temas inseridos, são abordadas questões como avaliação da condição nutricional; aleitamento materno; alimentação complementar; obesidade e síndrome metabólica; e seguimento ambulatorial do recém-nascido pré-termo.

Os participantes também recebem instruções sobre a alimentação do pré-escolar, do escolar e do adolescente; alergia ao leite de vaca; desnutrição energético-protéica; e deficiência de micronutrientes.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O CANP.