O projeto "Pediatras incríveis" foi um dos grandes marcos do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria (38º CBP). Através dele, pediatras tiveram a oportunidade de expor seus talentos artísticos e musicais. A iniciativa inédita teve como objetivo mostrar aos congressistas o lado mais artístico e sensível do profissional que atende crianças e adolescentes brasileiros. Além da exposição de quadros, fotografias e poesias, foram realizadas apresentações na Praça do Pediatra, em frente ao estande da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Dr. Jessé Rodrigues Galvão é um dos que destacou a importância desse projeto, que mostrou menos o olhar médico e mais o olhar artístico dos pediatras. "Paralelamente a minha vida de pediatra, que é uma atividade que faço com muito amor, escolhi a fotografia. Por meio dela, eu tento externalizar todo o amor que tenho pelo meu trabalho. O Congresso, ao organizar a mostra de pediatras incríveis, criou essa ponte e mostrou que os profissionais também têm uma visão além da medicina, uma visão humanista", disse.
Por sua vez, dr. Tarcísio Gurgel complementou o pensamento do colega de profissão e valorizou a iniciativa da criação de um espaço para exposição de trabalhos artísticos dos médicos. "Nós temos a certeza que agora todos os congressos médicos terão alguma coisa na área da arte. A arte não é apenas a arte de curar, mas também a arte de escrever, de pintar, de se expressar e de registrar fatos e lugares por onde você passou. Eu escrevi dois livros sobre minhas viagens e não podia reter só para mim essa informação. Tenho muito prazer de aqui estar. O evento foi do mais alto nível, muito oportuno", afirmou.
Uma das coordenadoras do projeto, dra. Geila de Amorim Rocha, falou sobre a iniciativa: “Dra. Anamaria me escolheu para executar o sonho dela. Formamos uma equipe. Nós sabíamos da existência de colegas que pintavam, faziam poesias, artesanato e outras coisas. Criamos as cinco modalidades: fotografia, pintura, literatura, música e projeto social. Lançamos a ideia para médicos de todo o Brasil, recebemos muitos trabalhos e terminamos com 48 inscritos", disse.
Na avaliação dela e da equipe, o lançamento do projeto foi um sucesso: "Tivemos gente do Brasil inteiro se encontrando e se conhecendo através da arte e trocando experiência com fotografia, pintura e outras áreas. Foi muito bacaba ver todo mundo feliz, muito feliz", concluiu. Para saber mais informações sobre o projeto, escreva para [email protected]
PRN-SBP lança 2ª edição do Manual de Cuidados Pós-Reanimação Neon...
05/09/2025 , 11:45Alívio da dor na doença falciforme é discutido em webinar da SBP
05/09/2025 , 11:44Cine TDAH reúne pediatras em formato inovador de atualização cien...
05/09/2025 , 11:25Estão abertas até 29 de setembro as inscrições para a 18ª Mostra ...
05/09/2025 , 11:242ª edição do Congresso Norte-Rio-Grandense de Pediatria é marcada...
04/09/2025 , 19:54Poluição plástica: a conta chegou! Contagem Regressiva da Lancet...
04/09/2025 , 08:58