Começa na próxima semana o 13º Congresso Cearense de Pediatria

Na próxima semana, Fortaleza será palco do 13º Congresso Cearense de Pediatria, 8º Congresso do Hospital Infantil Albert Sabin, 14º Encontro de Residentes em Pediatria e 7ª Jornada dos Acadêmicos de Medicina do Ceará. Os eventos, que ocorrem simultaneamente entre os dias 12 e 14 de junho, na Universidade Unichristus, é realizado pela Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NA ÍNTEGRA

Na edição deste ano o tema será “A integralidade da atenção: do nascer ao adolescer”. Segundo a dra. Anamaria Cavalcante, presidente do evento e também da Socep, o principal o objetivo do evento é debater essas várias fases da criança.

“Abordaremos toda a integralidade da atenção, desde o nascimento até a adolescência, em todos os níveis – primário, secundário e terciário mais avançado. Por isso, será um evento voltado também a todas as profissões que atuam com crianças e adolescentes, como enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas”, declara.

A pediatra explica, ainda, que o Congresso é divido em quatro estações: nascer, primeira infância, criança escolar e adolescência. “Cada um desses módulos irá permitir que os especialistas se aprofundem nas fases das crianças e suas especificidades”, diz.

PROGRAMAÇÃO – Nos três dias de evento serão abordados assuntos como “Nutrição neonatal e os primeiros mil dias da criança”; “Cardiopatia congênita crítica e diagnóstico precoce”; “Mitos e verdades nas atividades físicas”; “As competências familiares necessárias à saúde mental infanto-juvenil”; “Exposição abusiva de crianças e jovens às mídias digitais - fatores de risco”; entre outros.

A grade científica inclui ainda seis cursos com duração de três horas, nos dias 13 e 14, sobre os seguintes temas: “Diagnóstico por Imagem”; “Recocnhecendo e tratando a criança grave”; “A criança na emergência”; “Situações comuns de diagnósticos confusos na nefrologia”; “A criança alérgica no consultório”; e “Atualização em nutrição”.

PESQUISA – Além disso, durante todos os dias de evento uma pesquisa será realizada com os congressistas que aceitarem responder ao questionário. A ação, intitulada “Socep e Unimed Cuidam”, será baseada em 40 perguntas que visam conhecer alguns aspectos da saúde dos pediatras. Dentro da mesma ação, será realizada ainda a aferição de pressão arterial, de glicemia e análise de massa e gordura corporal.

“A pesquisa aborda questões relacionadas à depressão, irritação, problemas de sono, cansaço, dor à noite, perda de paciência facilmente. Trata-se de uma pesquisa inédita, que estamos propondo para verificar como está a saúde dos colegas. Dessa forma, queremos promover projetos voltados aos cuidados dos pediatras, como cursos com nutricionistas, reumatologistas ou psicológicos, por exemplo. O planejamento ocorrerá de acordo com os resultados obtidos”, explica a dra. Anamaria.

VALORES – Os valores da tabela vigente variam entre R$120,00, para acadêmicos, e R$220,00, para médico não associado à instituição. Para realizar a inscrição, basta CLICAR AQUI.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520