A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul manifestam profundo pesar e solidariedade às famílias afetadas e a toda população do Estado, em virtude dos recentes acontecimentos climáticos extremos, que culminaram na declaração de estado de calamidade pública no município de Porto Alegre ( Decreto Estadual Nº 57.596, de 1º de maio de 2024; e Decreto Municipal Nº 22.647, de 2 de maio de 2024 ), caracterizando uma das maiores tragédias regionais em memória recente.
A tragédia climática que atingiu grande parte do Estado do Rio Grande do Sul chegou a uma situação muito triste e histórica. A região metropolitana da capital tem sido afetada. O aeroporto está fechado, toda a região central e os acessos à cidade foram atingidos pela inundação. A estação de tratamento de águas está com suas bombas comprometidas, há sinais iminentes de restrições no transporte e nos serviços básicos, assim como no abastecimento de gêneros alimentícios.
Considerando que a situação atual não permite a realização do 18º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica entre os dias 8 e 10 de maio, em Porto Alegre, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), seguindo as orientações das autoridades locais e fundamentadas no Art. 393 do Código Civil, vê-se obrigada a adiar a realização do referido evento científico. Esta decisão difícil, mas necessária, é tomada com respeito e o compromisso de que temos com a segurança e o bem-estar de todos.
Informamos que serão divulgados novos comunicados sobre o reagendamento do congresso, no menor tempo possível, garantindo transparência em todas as etapas e decisões futuras.
A SBP e todos os pediatras brasileiros, nesse momento dramático, se assumem cidadãos gaúchos. Somos todos Rio Grande!
Rio de Janeiro, 4 de maio de 2024.
Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
Congresso Mundial de Emergência Pediátrica contará com 13 cursos ...
28/01/2026 , 16:16
A consulta Pediátrica Pré-natal: Atualização 2025
27/01/2026 , 09:37
PEDCAST SBP: "Uso de desodorantes por crianças: a partir de quand...
26/01/2026 , 15:55
Síndrome de Alagille em Pediatria no Brasil e os Inibidores do Tr...
23/01/2026 , 09:44
PEDCAST SBP: "Passeios com crianças no verão: dicas e cuidados"
19/01/2026 , 16:06
Episódio final do RP Convida recebe o dr. Clemax Couto Sant’Anna
13/01/2026 , 10:54