COVID-19: A importância da conscientização e prevenção no combate ao novo vírus que desestabilizou o planeta

Publicado em março de 2020 - por Daiane Brito

Desde janeiro de 2020 o mundo todo tem se mantido em estado de alerta contrauma nova ameaça de vírus que causa infecções respiratórias. O coronavírus provoca a doença denominada COVID-19, que em quadros mais leves, se manifesta como um resfriado comum e pode chegar a provocar, em quadros mais graves, síndromes respiratórias agudas, como a síndrome respiratória aguda grave (SARS, do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome) e a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS, do inglês Middle East Respiratory Syndrome).

A família do coronavírus é conhecida desde meados da década de 1960 e recebeu esse nome devido a aparência do vírus ser semelhante a uma coroa (do latim corona). O novo agente do coronavírus, foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, durante uma investigação epidemiológica e laboratorial, após a notificação de uma série de casos de pneumonia de causa desconhecida, diagnosticados inicialmente, na cidade chinesa de Wuhan, capital da província de Hubei, na China.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Para difundir o conhecimento a respeito da prevenção no combate ao novo coronavírus, conversamos com o Dr. Renato Kfouri, pediatra e infectologista, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Clique aqui e confira a entrevista completa