Para aprimorar o conhecimento científico dos pediatras e demais profissionais de saúde em temas indispensáveis à assistência de crianças e adolescentes, nesse período de pandemia de COVID-19, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) elaborou uma série de 12 videoaulas para os especialistas, com treinamentos e orientações práticas sobre as manifestações clínicas do trato respiratório.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS
Segundo pontuou a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, ações como essa têm impacto relevante no incremento da qualidade da assistência médica, sobretudo para os pediatras e demais profissionais de saúde que atuam em locais afastados dos grandes centros urbanos.
“Essas são atuações comprometidas com o bem-estar coletivo, que certamente serão de grande auxilio para aqueles que estão atendendo nas emergências e hospitais de todo o Brasil. Parabenizo a iniciativa de toda a equipe, em nome de toda SBP”, elogiou.
TEMAS – A iniciativa de qualificação, capitaneada pelo Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG, tem como intuito difundir informações atualizadas e, desse modo, propiciar melhor atendimento e mais segurança aos pacientes, em meio à atual crise. Na série de treinamentos, também disponíveis gratuitamente no YouTube, os espectadores podem conferir os seguintes temas:
TRAQUEOSTOMIA – Além disso, em parceria com o Hospital Infantil João Paulo II, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o Centro de Telessaúde da UFMG disponibilizou uma vídeoaula exclusiva com foco no “Manejo da Traqueostomia na Infância”.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O VÍDEO
Conforme destacaram os drs. Paulo Bittencourt e Isabela Picinin, coordenadores do projeto e integrantes da equipe do Serviço de Assistência Integral à Criança Traqueostomizada (SAIT), a capacitação em formato de ensino à distância (EAD) foi elaborada em consonância com as evidências mais atuais reconhecidas pela comunidade científica, sendo, desse modo, uma fonte confiável para o aprendizado em saúde.
“Nesse período de pandemia, foram modificados os protocolos de atendimento ao paciente traqueostomizado. As mudanças visam proteger o profissional e o próprio paciente, uma vez que os ambientes de convívio coletivo, como hospitais e ambulatórios, possuem risco de transmissão do novo coronavírus. Essa atualização por vídeo contribuirá para capacitar a equipe de acordo com as novas práticas”, afirmaram.
"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45SBP apoia Congresso de Medicina Geral da AMB
04/07/2025 , 13:44Presidente da SBP destaca déficit de intensivistas pediátricos na...
04/07/2025 , 12:10Presidente da SBP visita Hospital da Criança de Brasília e a sede...
03/07/2025 , 15:02Revista Residência Pediátrica publica volume 15, número 2
03/07/2025 , 13:44RP Convida conversa com Jackeline Motta, especialista do DC de Al...
03/07/2025 , 13:25