COVID-19: SBP promoverá live com especialistas para tirar dúvidas dos pediatras

Tendo em vista a rápida expansão do novo coronavirus, que é o vírus responsável pela atual situação de pandemia do COVID-19, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promoverá uma live na página da instituição no Facebook e em seu canal no Youtube, nesta quarta-feira (18), às 20h, para falar sobre o assunto. Na oportunidade, os presidentes dos Departamentos Científicos de Imunizações e Infectologia da SBP, dr. Renato Kfouri e dr. Marco Aurélio Sáfadi, respectivamente, responderão as principais dúvidas dos pediatras sobre a doença e sua manifestação em crianças e adolescentes.  

CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA DO FACEBOOK DA SBP 

ACESSE AQUI O CANAL DO YOUTUBE DA SBP

Conforme explica o dr. Marco Aurélio, o principal objetivo é, com base nas principais evidências publicadas nos últimos dias, explanar sobre as características do COVID-19 em crianças. “Este é um momento no qual haverá muitas dúvidas, porque é um vírus novo e que merece atenção, em especial com as pessoas do grupo de risco. Queremos ajudar os pediatras, orientá-los sobre o que tem sido discutido e tirar as principais dúvidas acerca do assunto para que, assim, consigam conduzir sua rotina de atendimento da forma mais adequada possível. Por isso, é importante que eles participem e interajam conosco na live”, explica. 

Por sua vez, dr. Kfouri enfatiza a questão do funcionamento da transmissão da doença entre crianças, que geralmente funcionam como veículo de transmissão do vírus. “As crianças raramente necessitam de hospitalização, o que significa que há um comportamento muito mais brando da infecção pelo vírus nelas, quando comparado a outras faixas etárias, em especial os idosos. Apesar de ainda não haver dados concretos sobre a dinâmica da transmissão do coronavírus em crianças, acreditamos que elas possam desempenhar um papel importante na cadeia e na dinâmica de transmissão e, portanto, precisam ter uma atenção”, declarou. 

Os especialistas adiantam também que durante o bate-papo será abordada toda a história do vírus, da epidemia, da pandemia, como ele chegou, como é o quadro clínico, como as crianças manifestam a doença, como o pediatra deve enfrentar essa epidemia no seu atendimento nos prontos-socorros e consultórios, qual é a conduta que o Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS) estão tendo frente a essa epidemia, entre outros tópicos. "O olhar vai ser bastante voltado para o pediatra que está lidando com esses casos, como ele vai orientar as crianças e suas famílias no dia a dia e sobre medidas de isolamento e tratamento, se for necessário", diz o dr. Renato. 

GRUPO DE TRABALHO – Na última semana, os dois especialistas participaram do workshop “Atualizações em manejo clínico do COVID 19”, organizado pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). Na ocasião, os especialistas apresentaram contribuições ao documento que deverá balizar o manejo clínico da doença no Brasil.

Ao final do evento, o grupo trabalhou no desenvolvimento de protocolos de manejo clínico a serem aplicados aos cuidados de crianças, gestantes, adultos e idosos. Na ocasião, especialistas de várias entidades nacionais e internacionais foram divididos em grupos para fazer os debates e a elaborar um protocolo de assistência e atendimento para cada uma das faixas etárias (crianças, gestantes e adultos/idosos). 

DOCUMENTO – Na última semana, o Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP também preparou uma nota de alerta aos pediatras sobre a amamentação em mulheres que estejam com suspeita ou infectadas pelo vírus. O documento ressalta o posicionamento dos pediatras pela manutenção da amamentação em mães portadoras do COVID-19, uma vez que as principais publicações sobre o tema, até então, indicam que os benefícios do aleitamento materno superam os riscos de transmissão. 

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PUBLICAÇÃO NA ÍNTEGRA.

Confira todas as orientações da SBP sobre a COVID-19 em https://www.sbp.com.br/especiais/covid-19/ 

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520