Nos dias 30 e 31 de agosto acontecerá em Cuiabá (MT) o II Congresso Mato-grossense de Nefrologia Pediátrica (CONEP-MT), realizado pelo grupo de nefropediatras da capital do Estado com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e da International Pediatric Neprology Association (IPNA). A Comissão Organizadora espera 200 participantes entre médicos, residentes e acadêmicos de medicina.
“Será um encontro de grande importância para os profissionais que atuam na área de nefropediatria e na pediatria clínica. Contamos com a participação dos maiores especialistas do Brasil e ainda de um renomado convidado internacional. Todos dispostos a compartilhar conosco suas experiências e práticas”, destaca a presidente do Congresso, dra. Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis.
Entre os convidados está o representante mundial da Nefrologia Pediátrica pela IPNA, dr. Pierre Coachat, MD e PhD e médico assistente no Hôpital Femme Mère Enfant, em Lyon, na França. “Ele fará quatro conferências sobre temas fundamentais no atendimento de crianças com doenças nefrológicas e na abordagem preventiva de complicações de longo prazo’, adianta a presidente do Departamento Científico de Nefrologia Pediátrica da SBP e membro da Comissão Organizadora do Congresso, dra. Nilzete Liberato Brezolin.
O CONEP-MT transcorrerá sob a temática “Da embriogênese ao transplante”, o que traz a amplitude da atuação da nefrologia e permitirá a revisão e a atualização de conhecimentos. “Ao abordar “Transplante Renal” estará demonstrando aos pediatras e demais profissionais de saúde que os pacientes com doenças renais, mesmo as mais graves, têm opções de tratamento diversificadas”, destaca a presidente.
PROGRAMAÇÃO – O programa científico abordará temas como “Hidronefrose”; “Malformações congênitas do trato genitourinário”; “Hipertensão arterial sistêmica em pediatria”; “Lesão renal aguda sepse induzida”; “Distúrbios ácidos-básicos”; “Imagens em nefropediatria”; “Obesidade e doença renal crônica: o que há de novo? ”; “Sexualidade do paciente com doença crônica”, entre outros.
ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA PROGRAMAÇÃO.
Para dra. Nilzete, a participação dos pediatras em um evento voltado à revisão, atualização, tratamento e prevenção resultará em diagnósticos mais precoces e, desta forma, no tratamento imediato e na prevenção de evolução adversa.
“Esperamos que esses dois dias de imersão em nefrologia pediátrica funcionem como estímulo para atrair colegas para o estudo desta especialidade e, assim, facilitar o diagnóstico e o tratamento precoces, reduzindo o risco de evolução adversa.
Os interessados poderão se inscrever pelo site https://www.conepmt.com.br/. O II Congresso Mato-grossense de Nefrologia Pediátrica acontecerá no Hotel Holliday Inn, na Avenida Miguel Sutil, 2050, Jardim Leblon, em Cuiabá.
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53