Cuidados com a criança renal são debatidos durante Congresso em Curitiba

Com cerca de 400 participantes e o tema central “Cuidados do Paciente Pediátrico com Doenças Renais – Desafios Clínicos e Atualizações” aconteceu, no último fim de semana, em Curitiba (PR), o XVIII Congresso de Nefrologia Pediátrica, realizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O evento teve com o objetivo de discutir as atualidades sobre temas de interesse não só para o nefropediatra, mas para o pediatra geral bem como para a equipe interdisciplinar.

“Acreditamos na importância da abordagem de temas do cotidiano da Nefropediatria, sem deixar de lado a ciência de ponta e a pesquisa” disse a presidente do evento, dra. Lucimary de Castro Sylvestre.

Durante quatro dias, a programação contou com várias conferências, simpósios, mesas-redondas, simpósios satélites e visitas aos pôsteres comentados, ministrados por profissionais renomados no cenário nacional e internacional. “Todos estes profissionais fazem parte do cuidado da criança com problema renal”, enfatiza a dra. Lucimary.

Para a presidente do Departamento Científico de Nefrologia da SBP, dra. Nilzete Brezolin, o Congresso foi um sucesso, “com elogios do público pela organização, dinamismo e, principalmente, pela pertinência dos temas abordados, como as principais atualizações dos guidelines da pediatria lançados em 2017 e temas como lesão renal aguda, litíase, entre outros”, destacou a representante da SBP no evento.

PRÓXIMO ENCONTRO – Realizado a cada dois anos, o próximo Congresso de Nefrologia Pediátrica será realizado em 2020, em data e local ainda a serem definidos pela comissão organizadora.