Crianças submetidas de forma crônica a situações de estresse físico ou emocional podem apresentar consequências que vão além do emocional. De acordo com o pediatra dr. Ricardo Halpern, do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é possível ocorrer uma alteração profunda, capaz de transformar a arquitetura do cérebro, modificando a capacidade de responder a esse quadro.
O tema foi um dos destaques dos cursos pré-congressos, no XI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), entre os dias 16 e 19 de maio, em Porto Alegre (RS).
“O estresse tóxico é um conceito relativamente novo e a prevenção passa pela identificação precoce dos fatores que podem causar esse desconforto. Pode ser um conjunto de fatores, como negligência, privação e risco biológico. Sem dúvida são eventos que temos que olhar com cuidado porque a mudança na estrutura do cérebro causa comprometimento na funcionalidade podendo trazer efeitos danosos ao longo do curso de vida da criança”, afirmou o dr. Halpern.
OUTROS TEMAS – Além da Pediatria do Desenvolvimento, os cursos contemplaram áreas como reanimação e transporte neonatal; radiologia; foniatria e neurociências; odontologia; inaloterapia; otoscopia e suporte básico de vida. De acordo com o presidente do evento, dr. Sérgio Amantéa, a escolha dos temas tem como objetivo atender a necessidade dos pediatras.
“Além da questão teórica, também nos importamos com a prática, para que o pediatra possa se sentir mais participante. Nestas formações, os congressistas encontraram temas que usualmente não podemos atender em uma mesa-redonda com duração de cinquenta minutos”, comentou o dr. Amantéa.
A abordagem sobre o desenvolvimento pediátrico também foi destacada pelo presidente do Congresso. Para ele, há situações clínicas que têm demandado mais do pediatra, exigindo um conhecimento complementar.
Nova lei sobre proteção digital reforça recomendações da SBP para...
17/09/2025 , 10:53Febre de Oropouche em criança e o risco de transmissão vertical
18/09/2025 , 08:06Excesso de plástico é risco urgente à saúde das crianças, alertam...
17/09/2025 , 10:59Especialistas da SBP dão dicas de como lidar com a “crise dos doi...
17/09/2025 , 10:50Abordagem das infecções graves por bactérias Gram-negativas em cr...
16/09/2025 , 07:48PED CAST | "Sedentarismo na adolescência afeta a saúde física e m...
15/09/2025 , 14:16