Curso sobre estresse tóxico é destaque no XI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria

Crianças submetidas de forma crônica a situações de estresse físico ou emocional podem apresentar consequências que vão além do emocional. De acordo com o pediatra dr. Ricardo Halpern, do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é possível ocorrer uma alteração profunda, capaz de transformar a arquitetura do cérebro, modificando a capacidade de responder a esse quadro.

O tema foi um dos destaques dos cursos pré-congressos, no XI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), entre os dias 16 e 19 de maio, em Porto Alegre (RS).

“O estresse tóxico é um conceito relativamente novo e a prevenção passa pela identificação precoce dos fatores que podem causar esse desconforto. Pode ser um conjunto de fatores, como negligência, privação e risco biológico. Sem dúvida são eventos que temos que olhar com cuidado porque a mudança na estrutura do cérebro causa comprometimento na funcionalidade podendo trazer efeitos danosos ao longo do curso de vida da criança”, afirmou o dr. Halpern.

OUTROS TEMAS – Além da Pediatria do Desenvolvimento, os cursos contemplaram áreas como reanimação e transporte neonatal; radiologia; foniatria e neurociências; odontologia; inaloterapia; otoscopia e suporte básico de vida. De acordo com o presidente do evento, dr. Sérgio Amantéa, a escolha dos temas tem como objetivo atender a necessidade dos pediatras.

“Além da questão teórica, também nos importamos com a prática, para que o pediatra possa se sentir mais participante. Nestas formações, os congressistas encontraram temas que usualmente não podemos atender em uma mesa-redonda com duração de cinquenta minutos”, comentou o dr. Amantéa.

A abordagem sobre o desenvolvimento pediátrico também foi destacada pelo presidente do Congresso. Para ele, há situações clínicas que têm demandado mais do pediatra, exigindo um conhecimento complementar.