Quase 800 pediatras e outros profissionais de saúde passaram nesta terça-feira (10) pelos cursos que antecedem o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, que acontece nesta semana no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). Idealizados e organizados pela diretoria de Cursos e Eventos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os 11 cursos ministrados tiveram como objetivo fomentar o conhecimento e a qualificação dos profissionais da saúde que participam do evento.
Dentre os cursos ministrados, houve o de “Cuidados Paliativos em Pediatria”, que abordou, por exemplo, as formas de abordagem familiar do ponto de vista holístico, aspectos psicossociais e espirituais, que podem auxiliar pacientes com limitações. Segundo a Presidente do Departamento Científico de Medicina da Dor e Cuidados Paliativos da SBP, Simone Iglesias, “identificar as necessidades das crianças e saber tratá-las de forma mais amena pode auxiliar esses pacientes e seus familiares a conviver melhor com os problemas causados por doença limitantes”.
“Dermatologia Pediátrica” foi outro curso que também esteve na pauta do dia. Nele foram debatidos vários estudos de caso que demonstraram a importância de se diagnosticar corretamente uma doença, antes mesmo de iniciar um tratamento. De acordo com a presidente do Departamento Científico de Dermatologia da SBP, Vânia Oliveira Carvalho, atendimentos relacionados à pele representam hoje entre 30% e 40% das consultas pediátricas em todo o Brasil. “Se os nossos pediatras estiverem bem capacitados, muitas vezes podem solucionar problemas sem a necessidade de encaminhar pacientes para outros especialistas”, disse.
AVALIAÇÃO POSITIVA – Os participantes dos 38º CBP aprovaram a inciativa e avaliaram positivamente a organização e conteúdo dos cursos. É o caso do dr Raymundo Santana, de Salvador (BA), que falou sobre os “segredos” de um atendimento de qualidade e o papel desses cursos para os pediatras brasileiro. “Temos que amar o que fazemos. Acredito que estar atualizado e bem informado é uma forma de atingir nossos objetivos”, afirmou.
Os Cursos Pré-Congresso tiveram início pela manhã e percorreram durante todo o dia. Outros temas abordados foram: Principais Dúvidas Em Imunizações, Transtorno do Espectro Autista, Emergências Pediátricas, Desafios Atuais na Nutrição Infantil, Reanimação Neonatal Para Médicos, Otoscopia Pediátrica: Da Teoria à Prática, Recursos Laboratoriais e de Imagem na Prática Clínica do Pediatra, Curso Prático da Imagem do Tórax em Pediatria e A Prática No Consultório: Estações em Movimento.
LEIA TAMBÉM:
PRN-SBP lança 2ª edição do Manual de Cuidados Pós-Reanimação Neon...
05/09/2025 , 11:45Alívio da dor na doença falciforme é discutido em webinar da SBP
05/09/2025 , 11:44Cine TDAH reúne pediatras em formato inovador de atualização cien...
05/09/2025 , 11:25Estão abertas até 29 de setembro as inscrições para a 18ª Mostra ...
05/09/2025 , 11:242ª edição do Congresso Norte-Rio-Grandense de Pediatria é marcada...
04/09/2025 , 19:54Poluição plástica: a conta chegou! Contagem Regressiva da Lancet...
04/09/2025 , 08:58