“As curvas de crescimento brasileiras para Síndrome de Down: a importância de sua utilização na prática clínica”. Este é o tema de um documento científico divulgado nesta semana pelo Departamento de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). No documento, os autores abordam dúvidas comuns sobre a Síndrome de Down e que fazem parte do cotidiano do consultório pediátrico.
A publicação procura responder, por exemplo, perguntas como “crianças com Síndrome de Down ganham peso e estatura de modo similar às outras crianças sem a síndrome?” ou “quais as possíveis causas do déficit de crescimento na síndrome de Down?”. Além disso, apresenta os motivos para que crianças a síndrome tendem a apresentar baixo peso nos primeiros meses de vida e sobrepeso nas demais etapas do desenvolvimento, entre outras questões.
ACESSE AQUI O DOCUMENTO.
“Adicionalmente, são apresentadas as novas curvas brasileiras de crescimento para pacientes com Síndrome de Down, destacando a importância de sua utilização na prática clínica, a fim de se detectar precocemente desvios do crescimento que podem ser indicadores de comorbidades ou complicações”, descrevem os especialistas.
O documento foi elaborado pelos drs. Crésio de Aragão Dantas Alves (presidente); Kassie Regina Neves Cargnin; Leila Cristina Pedroso de Paula; Lena Stiliadini Garcia; Paulo Ferrez Collett-Solberg; Raphael Del Roio Liberatore Jr; Renata Machado Pinto; Ricardo Fernando Arrais. Colaboraram também os drs. Fábio Bertapelli e Gil Guerra-Junior.
Conteúdos relacionados no portal:
PEDCAST SBP: "Alergia ao leite de vaca"
22/09/2025 , 10:27A cada 10 minutos, o Brasil registra um atendimento de adolescent...
22/09/2025 , 09:44Secretária-geral da SBP participa do lançamento da 4ª edição da c...
22/09/2025 , 16:23Nova lei sobre proteção digital reforça recomendações da SBP para...
17/09/2025 , 10:53Febre de Oropouche em criança e o risco de transmissão vertical
18/09/2025 , 08:06Excesso de plástico é risco urgente à saúde das crianças, alertam...
17/09/2025 , 10:59