Com profundo pesar, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) informam o falecimento de dois grandes nomes da pediatria de Santa Catarina: dr. Álvaro José de Oliveira, aos 83 anos; e dr. Moacir José Cucco, aos 73 anos.
Conforme destaca a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, os profissionais representaram verdadeiras referências de dedicação e qualidade para gerações de pediatras mais jovens, sendo reconhecidos por todos em função de brilhantes atuações. “Em nome dos colegas de todo o Brasil, a SBP manifesta sua mais sincera solidariedade e condolências”, afirmou.
ÁLVARO JOSÉ DE OLIVEIRA – Falecido, em 15 de agosto, em Florianópolis (SC), durante décadas prestou assistência a milhares de crianças nascidas no Estado. Dr. Álvaro graduou-se em medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1962. Logo em seguida, concluiu a residência médica em pediatria no Hospital das Clínicas da instituição. Durante a década de 1970, buscou aperfeiçoamento no México e nos Estados Unidos.
Livre-docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), destacou-se no ensino e pesquisa da neuropediatria, com ênfase no trabalho integrado de crianças-pediatras-familiares. De 1978 a 1983, foi diretor da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), entidade que se tornou modelo para o Brasil.
Também dirigiu o Serviço de Pediatria da UFSC com enorme sucesso técnico, docente e humano. Além disso, vários foram os Núcleos de Desenvolvimento Humano que criou ou estimulou, para intervenção nos “problemas de aprendizagem”.
MOACIR JOSÉ CUCCO – Falecido em 17 de agosto, em Lages (SC), o pediatra soma-se aos profissionais de saúde brasileiros vitimados pela Covid-19. Um dos médicos mais queridos da sua cidade, dr. Moacir formou-se em Medicina pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em 1972, concluindo a residência médica em pediatria no Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Ao longo de mais de 45 anos de carreira, atuou como especialista do Hospital Infantil Seara do Bem, da prefeitura de Lages e como professor da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Atualmente, estava na linha de frente no combate à pandemia, ao lado de paciente e alunos. O pediatra deixa esposa e três filhas.
*Com informações do portal NDMAIS
JPED divulga edital de processo seletivo para editor-chefe, manda...
13/06/2025 , 13:56Uso de probióticos em crianças com infecções comuns da infância e...
13/06/2025 , 08:26Prorrogadas até 13 de junho as inscrições para o exame do certifi...
11/06/2025 , 13:502º Fórum da Criança e do Adolescente Indígenas aborda aspectos ep...
11/06/2025 , 08:42Presidente da SBP reforça o papel do pediatra na comunicação com ...
10/06/2025 , 17:41PRN-SBP capacita mais de 50 parteiras tradicionais no Maranhão
10/06/2025 , 16:27