O Fórum das Sociedades de Pediatria do Cone Sul (FOSPECS) trabalha na formulação de metas específicas da Agenda de Saúde Sustentável para as Américas 2018-2030. O tema foi abordado em reunião do grupo, ocorrida em 1º e 2 de dezembro, em Buenos Aires. Participaram membros das entidades da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, além do Brasil. Na pauta, temas como ações estratégicas para o fortalecimento da saúde da população pediátrica na região.
No encontro, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) foi representada pelo dr. Sérgio Augusto Cabral, representante da entidade junto à Academia Americana de Pediatria (AAP). Segundo ele, a Agenda colocada em debate visa substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), idealizados pela Organização das Ações Unidas (ONU), que nortearam políticas públicas na área da saúde em contexto global até o ano de 2015.
Nas Américas Latina e Central, a iniciativa da Agenda vem sendo conduzida pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e complementa, de forma mais robusta, os ODMs que não puderam ser alcançados. “A representante da OPAS na Argentina fez uma exposição daquilo que precisa ser executado para atingirmos as novas metas. Os membros das Sociedades de Pediatria reunidas no FOSPECS reafirmaram seu comprometimento com o Programa”, comentou o dr. Sérgio Augusto.
CONFLITO DE INTERESSE - Outro tema de relevância debatido foi a influência da indústria nas atividades das Sociedades Pediátricas. “O assunto é muito importante para a SBP, dado às restrições que são necessárias para evitar conflitos de interesse com laboratórios farmacêuticos ou empresas do ramo da alimentação. Uma proposta de texto padrão foi apresentada e receberá comentários de cada membro. No geral, a regulação é semelhante em todos os países e tem funcionado de forma adequada”, ressaltou.
Durante o evento, também foi aprovado um termo de compromissos para diminuir as taxas de gravidez na adolescência no Cone Sul. O texto, produzido pela Sociedade Argentina de Pediatria, será encaminhado às Sociedades Nacionais para ser divulgado regionalmente. No último dia do encontro, foi debatida a atual situação das imunizações no Cone Sul, com enfoque especial na vacinação contra poliomielite.
“Há uma falta de entrega das doses necessárias para a vacina anti-pólio em alguns dos países na América Latina. Discutiu-se uma proposta governamental de fracionamento de doses para a vacinação. A Sociedade Paraguaia de Pediatria se comprometeu a verificar a viabilidade, a curto prazo, da implementação da proposta”, explicou o dr. Sérgio.
PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53Videocast “RP Convida” recebe o pneumologista pediátrico dr. Leon...
15/05/2025 , 13:45