Defesa Profissional, ações da gestão e homenagens abrem programação do 16º Pneumoped


A forte atuação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) na Defesa Profissional, por meio do Programa Auge, além da alta produção científica feita pelos Departamentos Científicos e o aumento de 15% no número de associados foram destacados pelo secretário-geral da SBP, dr. Sidnei Ferreira, na solenidade de abertura do 16º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica (Pneumoped), em Maceió (AL).

“Criamos, desde 2017, em nosso Congresso Brasileiro de Pediatria, um momento somente para debater as questões da nossa especialidade por meio do Fórum de Defesa Profissional. Hoje, temos uma diretoria em defesa da Pediatria que envolve as cinco regiões, além de termos integrado nossas filiadas nos estados brasileiros e consolidado os programas já existentes, como a Residência Médica de três anos”, acrescentou.

Dr. Sidnei, que no evento representou a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, ressaltou ainda o comprometimento da atual gestão para manter os mesmos valores das anuidades até 2019, bem como o de reduzir os valores cobrados nos congressos e simpósios. “A transparência, o trabalho, a produção científica, a união dos pediatras em torno da SBP, a informação, as reuniões e as atuações junto aos Três Poderes, a mobilização dos pediatras e da sociedade civil em prol do bem maior, que são nossas crianças e adolescentes, têm sido a tônica da nossa gestão desde então. Estamos felizes por cumprir todas as metas que prometemos”, frisou.

O secretário-geral da SBP destacou também o trabalho da assessoria jurídica, como por exemplo, junto à Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria (FSBP), Academia Brasileira de Pediatria (ABP) e SBP pela revisão de contratos, estatutos e regulamentos. Ressaltou ainda o trabalho das assessorias de comunicação e marketing pelas novas estratégias de posicionamento na imprensa e de modernização dos canais corporativos, mídias digitais e redes sociais da SBP. “Nossa assessoria de imprensa tem nos propiciado a oportunidade de respostas imediatas em relação a algumas demandas da nossa especialidade e da sociedade”, destacou.

RECONHECIMENTO – Em seu discurso, dr. Sidnei parabenizou o trabalho do presidente do 16º Pneumoped, dr. Cássio da Cunha Ibiapina; do presidente da Sociedade Alagoana de Pediatria (Sapal), dr. João Lourival de Souza Junior; do presidente da Comissão Científica, dr. Paulo Camargos; e da presidente do Departamento Científico de Pneumologia da SBP, dra. Maria de Fátima Pombo Sant'Anna, para que o evento fosse um sucesso.

A menção à dedicação para a realização de grandes eventos científicos se estendeu também à presidente da SBP, dra. Luciana Silva; ao presidente da ABP, dr. Mário Santoro Junior; ao presidente do Conselho Curador da FSBP, dr. Sérgio Sarrubbo; à diretora de Cursos e Eventos da SBP, dra. Lilian Sadeck; e ao diretor dos Departamentos Científicos da SBP, dr. Dirceu Solé.

“Essas pessoas são solidárias e dedicadas ao trabalho de realização de um congresso, com base no regulamento existente, e organizam os nossos eventos científicos. Essa dedicação e responsabilidade não serão diferentes na próxima edição do Pneumoped, em 2021, no Rio de Janeiro, para a qual estão todos convidados a comparecerem e trabalharem para que também seja um sucesso”, finalizou dr. Sidnei.

EMOÇÃO E HOMENAGENS – A abertura do 16º Pneumoped foi marcada por momentos de emoção e homenagens. O presidente da Sapal, dr. João Lourival, destacou os cuidados da comissão organizadora para que o evento pudesse acontecer.

“Todos nós, militantes da pediatria, temos um propósito de fazer a diferença na vida dos nossos pequenos. Destaco o trabalho das dras. Catarina, pioneira na pneumopediatria em Alagoas; Ana Cláudia e Rita, que fazem com que possamos honrar a qualidade da assistência a essas crianças. É visível o quanto os eventos científicos aproximaram a comunidade científica da assistência”, salientou.

“Meu ponto forte é a palavra e o coração, e tem duas palavras que expressam esse congresso: positividade e leveza. Busquei trazer para este evento especialistas de todo o Brasil como forma de valorizar a participação coletiva”, disse emocionado o presidente do Congresso, dr. Cassio Ibiapina.

Ele ressaltou a aprendizagem ativa nos cursos pré-congresso e nas mesas-redondas “Roda Viva", em formato de talk shows, cujo objetivo é a aproximação entre palestrantes e participantes. “Os protagonistas são vocês, congressistas, e essa interação ativa e participativa permitirá uma assistência de qualidade às crianças e adolescentes. Por isso, a importância de que técnicas de ensino e metodologias ativas sejam a alma desse congresso”, elucidou.

Outro momento de forte emoção foram as homenagens aos pediatras que, por meio do seu trabalho e dedicação, marcaram a história da especialidade no Estado de Alagoas. Receberam as homenagens os drs. Getúlio de Albuquerque Trigueiro, Milton Hênio Netto de Gouveia e José Gonçalves Sobrinho.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520