Demanda na pediatria pública aumenta, mas faltam profissionais na região

Publicado em 14 de abril de 2018 – por Sheila Almeida

Apesar de se saber que historicamente o início do outono traz aumento no número de atendimento infantil, não há pediatras suficientes nas unidades de saúde santistas. Nos últimos dias, por exemplo, a pediatria da Santa Casa de Santos fechou por falta de leitos. Já a Prefeitura, para suprir a carência, anuncia que está à procura de médicos para os Prontos-Socorros (PSs) da zonas Leste e Noroeste, para plantões pagos através de recibo de pagamento de autônomo.

(...) Segundo o primeiro vice-presidente da SBP, dr. Clóvis Constantino, nos grandes centros, principalmente no Sudeste, não há falta de pediatras. São cerca de 40 mil no Brasil, com a maioria nessa região.

“O que acontece é que nas unidades de urgência e emergência em quaisquer regiões tem ocorrido demanda muito grande”, diz Constantino, explicando que não existe um número considerado adequado.

Leia mais