A vasculite por imunoglobulina A (IgA) – anteriormente conhecida como púrpura de Henoch-Schönlein – é uma doença que acomete predominantemente vasos de pequeno calibre, com manifestações cutâneas, articulares, gastrintestinais e renais. Para orientar os pediatras a respeito da condução dessa patologia, mais prevalente entre crianças e adolescentes, o Departamento Científico de Reumatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) elaborou o documento “Vasculite por IgA deve ser acompanhada em longo prazo?”.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO
A publicação informa quais critérios devem ser utilizados para obtenção do diagnóstico da doença, com ênfase na presença de púrpura – geralmente palpável – ou petéquia, predominantemente em membros inferiores e relacionada à dor abdominal, histopatologia, artrite/artralgia ou nefrite.
Além disso, também são apresentados os principais diagnósticos diferenciais da Vasculite por IgA. Entre os mais recorrentes, destaque para as doenças autoimunes sistêmicas associadas às vasculites – como lúpus eritematoso sistêmico juvenil e doença inflamatória intestinal –, doenças autoinflamatórias, infecções, doenças renais e a doença relacionada à IgG4.
“Um aspecto relevante nos pacientes com vasculite por IgA é que as plaquetas nunca estarão diminuídas, sempre normais ou aumentadas. A presença de plaquetopenia sugere outro diagnóstico. As alterações laboratoriais mais comuns são: indicação de anemia aguda; leucocitose moderada; alterações do sedimento urinário; assim como elevações da proteinúria de 24 horas, ureia e creatinina”, ressalta o texto.
TRATAMENTO – O documento informa, ainda, que o tratamento da patologia deve ser inicialmente direcionado para a identificação e remoção dos possíveis agentes etiológicos envolvidos no processo. Diferentes medicamentos estão indicados para os casos de púrpuras recidivantes ou crônicas, artrite, sintomas gastrintestinais, nefrite grave e outros, conforme a necessidade clínica do paciente.
De acordo com a publicação, também é fundamental o acompanhamento com reumatologista pediátrico para todas as crianças e adolescentes que têm o diagnóstico de vasculite por IgA, com avaliações periódicas da função renal por toda a vida.
O Departamento Científico de Reumatologia da SBP é composto pelos drs. Clóvis Artur Almeida da Silva (presidente); Maria Odete Esteves Hilário (secretária); Adriana Rodrigues Fonseca; Claudia Saad Magalhães; Flávio Roberto Sztajnbok; Margarida de Fátima Carvalho; e Paulo Roberto Stocco Romanelli. Também contribuiu para a elaboração do documento, a dra. Izabel Mantovani Buscatti (colaboradora).
CAPCO 2025 reúne quase 500 participantes e inova com simulação re...
30/06/2025 , 14:10Impacto cada vez maior: novos resultados do JPED reforçam trajetó...
01/07/2025 , 13:31Atualização científica e defesa da inclusão do médico pediatra na...
30/06/2025 , 16:45PED CAST SBP | "Gripe, resfriado ou Covid-19: saiba diferenciar o...
30/06/2025 , 13:57Livro “Endocrinologia Pediátrica - 2ª edição” é lançado durante X...
24/06/2025 , 13:57Autoimagem, autoestima e uso de cosméticos na adolescência: Aspec...
24/06/2025 , 08:38